Como identificar o CID no atestado médico?

Índice

Como identificar o CID no atestado médico?

Como identificar o CID no atestado médico?

Para incluir este tipo de informação no documento, o médico utiliza a Classificação Internacional de Doenças (CID). Esta informação só deverá constar no atestado médico com a autorização expressa do paciente ou de seu representante legal. Caso contrário, não existe obrigatoriedade de informar a CID no atestado médico.

O que é CID no atestado?

A Classificação Internacional de Doenças (CID) é uma relação de doenças identificadas por meio de códigos, organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com objetivo de monitorar dados estatísticos. Existe uma certa polêmica sobre a necessidade de informar o CID em atestados médicos.

Qual a sigla da CID?

Advinda da sigla inglesa International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems (IDC), trata-se de uma tabela ou catálogo que objetiva codificar as doenças de forma padronizada. Em outras palavras, a CID traz a classificação de todas as doenças oficialmente reconhecidas pela ciência.

Qual é a classificação do CID?

A classificação DRG (grupos relacionados de diagnósticos) tem se mostrado como uma evolução no quesito gerencial, uma vez que deu um passo maior no grupamento dos CIDs em relação aos custos. Como o CID é uma organização por doenças, um CID 50.1 e um 50.2 podem gerar tratamentos com custos completamente diferentes.

Qual é a lógica do CID?

Como o CID é uma organização por doenças, um CID 50.1 e um 50.2 podem gerar tratamentos com custos completamente diferentes. De uma forma um pouco mais complexa, essa é a lógica por trás do DRG.

Como deve ser colocado o Cid no atestado médico?

O código deve ser colocado no atestado médico? Na verdade, o CID só deve estar no atestado com autorização expressa do paciente, segundo a resolução do CFM. Assim, não há obrigatoriedade de o código estar presente no atestado e precisa de autorização para isso.

Postagens relacionadas: