O que é Cest e NCM?
O que é Cest e NCM?
A Nomenclatura Comum do Mercosul, o NCM, consiste basicamente em um código composto por oito dígitos cuja função seria identificar a natureza das mercadoria. Já o CEST tem como objetivo uniformizar e identificar as mercadorias e bens que estão sujeitas ao regime de substituição tributária do ICMS.
O que é o campo CEST na nota fiscal?
CEST é a sigla para Código Especificador da Substituição Tributária. Foi criado com o objetivo de estabelecer um sistema de uniformização e identificação das mercadorias e bens de serviço que são passíveis de Substituição Tributária e antecipação de ICMS. É utilizado em NF-e (Notas Fiscais Eletrônicas).
Quando usar o CEST?
Eu estou obrigado a usar o CEST? Se você emite NF-e ou NFC-e e algum dos seus produtos comercializados estiver descrito na tabela do convênio ICMS 92/15 então você precisa usar o CEST para este produto – mesmo que a operação não seja de venda ou até mesmo se o seu estado não participa da substituição tributária.
Como consultar o CEST de um produto?
Como consultar o CEST de um produto? O CEST de um produto pode ser consultado nos anexos do Convênio ICMS 52/17. O Convênio ICMS 52/17 pode ser acessado através do link: Nesse convênio temos os segmentos de mercadorias são apresentados no Anexo I, conforme imagem apresentada a seguir.
Como localizar o CEST do seu produto?
Para usar a tabela e encontrar o CEST você deve primeiro localizar o NCM completo do seu produto, e a partir dele verificar qual CEST o descreve melhor, caso tenha mais de um CEST para o NCM consultado. Não localizando o NCM completo, pesquise apenas pela parte inicial dele, com os 4 primeiros dígitos.
Como descobrir o código CST de um produto?
Descobrir o código CST de um produto é bem simples, como você vai ver adiante. Primeiro, você deve ter em mente as seguintes indicações: Os números do código CST são determinados por duas tabelas.
Qual é o código do CEST?
O CEST é um código composto por 7 dígitos. Cada grupo de dígitos tem uma especificação. Os dois primeiros identificam o segmento do produto. O terceiro, quarto e quinto dígito especificam qual é o tipo do produto e os dois últimos dígitos definem o que foi vendido.