Como calcular o número de termos de uma progressão geométrica?
Índice
Como calcular o número de termos de uma progressão geométrica?
Progressão geométrica finita é uma PG que tem um número determinado de elementos. Por exemplo, a seqüência (3,6,12,24,48) é uma PG de razão igual a q = 2. A soma dos temos dessa PG será 3 + 6 + 12 + 24 + 48 = 93.
Qual é a ordem do termo igual a 192 na PG 3 6?
A ordem do termo igual a 192 é 7 (sétimo termo). Explicação: Os termos dessa PG (progressão geométrica) estão dobrando, pois 6 é o dobro de 3, e 12 é o dobro de 6.
Como calcular os termos de uma progressão geométrica?
Há duas fórmulas para o cálculo do produto dos termos de uma progressão geométrica. A mais usada é a seguinte: Produto negativo - Quando a quantidade de termos negativos for ímpar. Determine a soma dos oito primeiros termos da PG: (1, 2, 4...) Logo, S = .
Qual a equação geral de uma progressão geométrica?
A equação do termo geral de uma progressão geométrica e a soma de todos os seus termos são calculadas a partir de fórmulas específicas, que dependem do primeiro termo e da razão. O que é uma progressão geométrica?
Qual a razão de uma progressão geométrica?
Sabe-se sobre a progressão geométrica a 1 , a 2 , a 3 , ... que a 1 > 0 e . Além disso, a progressão geométrica a 1 , a 5 , a 9 ,... tem razão igual a 9. Nessas condições, o produto a 2 a 7 vale Para resolver a questão é importante notar que temos a indicação de duas progressões geométricas.
Como dividir as progressões geométricas?
De acordo com o valor da razão (q), podemos dividir as Progressões Geométricas (PG) em 4 tipos: Na PG crescente a razão é sempre positiva (q > 0) formada por números crescentes, por exemplo: Na PG decrescente, a razão é sempre positiva (q > 0) e diferente de zero (0) formada por números decrescentes.