O que acontece com os centros é o ponto de tangência de duas circunferências tangentes?
Índice
- O que acontece com os centros é o ponto de tangência de duas circunferências tangentes?
- O que são pontos secantes?
- Qual é a equação da tangente?
- Qual a posição de um ponto em relação à circunferência?
- Como determinar as equações tangentes à circunferência?
- Será que o ponto P estiver no interior da circunferência?
O que acontece com os centros é o ponto de tangência de duas circunferências tangentes?
Duas circunferências são tangentes num ponto T, quando admitem uma reta tangente comum. Nesse caso, os centros das duas circunferências e o ponto de tangência T pertencem à mesma reta.
O que são pontos secantes?
Secante, por sua vez, é um conceito que, na geometria, se refere à superfície ou à linha que intersecta outra superfície ou linha. Uma recta secante, por conseguinte, é aquela que corta outra recta ou curva. Pode dizer-se que duas rectas são secantes quando dispõem de um ponto em comum (aquele no qual se cruzam).
Qual é a equação da tangente?
Para descobrir qual é a equação da tangente, será preciso saber como extrair a derivada da equação original. Esboce a função e a tangente (recomendável). O gráfico ajuda a acompanhar o problema e conferir se a resposta faz sentido. Esboce a função em um pedaço de papel quadriculado, usando uma calculadora gráfica se necessário.
Qual a posição de um ponto em relação à circunferência?
Observando a posição de um ponto em relação a uma circunferência, podemos concluir alguns fatos relacionados às retas tangentes. Sabe-se que existem três posições relativas de um ponto a uma circunferência. Para cada posição desta, podemos concluir algo sobre a reta tangente que passa por esse ponto.
Como determinar as equações tangentes à circunferência?
Determine as equações das retas tangentes à circunferência λ: x²+y²=1, traçadas pelo ponto P (√3, 0). Primeiramente vamos verificar a posição relativa do ponto P em relação à circunferência. C (0,0) e raio r=1. Com isso, calcularemos a distância do centro até o ponto P.
Será que o ponto P estiver no interior da circunferência?
Se o ponto P estiver no interior da circunferência, não há nenhuma reta tangente à circunferência que passe por ele. Se o ponto P for um ponto da circunferência, há uma única reta tangente à circunferência que passe por ele. Se o ponto P estiver no exterior da circunferência, há duas retas tangentes à circunferência que passe por ele.