Como calcular o raio de um triângulo equilátero?
Como calcular o raio de um triângulo equilátero?
O centro C da circunferência é o ortocentro e baricentro do triângulo equilátero. Logo, seu comprimento equivale a 1/3 do valor da altura do triângulo. Ou seja, Dessa forma, podemos constatar, também, que o raio r equivale a 2/3 do valor da altura do triângulo.
Como calcular a área de um triângulo inscrito?
Como a circunferência é inscrita ao triângulo ABC, os segmentos ¯OP, ¯OQ e ¯OR são as respectivas alturas dos triângulos AOB, BOC e AOC e medem r. A área do triângulo ABC é a soma das áreas A1, As e A3 dos triângulos AOB, BOC e AOC, respectivamente.
Como mede o raio do triângulo?
O raio mede o comprimento do centro à circunferência, bem como a distância do centro do círculo a cada um dos lados do triângulo. Localize o raio do círculo inscrito do triângulo medindo os comprimentos de seus lados.
Qual o valor de um triângulo equilátero?
Na figura, X representa um valor qualquer. Não importa qual seja o tamanho, sempre que você usar um transferidor (medidor de ângulos) em um triângulo equilátero, você encontrará o mesmo valor. Para que todos os lados iguais se encontrem em um formato perfeito de triângulo, dois lados sempre formarão o mesmo ângulo entre si.
Qual o raio de um círculo inscrito em um triângulo?
Um círculo inscrito em um triângulo é aquele localizado dentro dele com a circunferência, ou perímetro, tocando todos os lados do triângulo. O raio de um círculo inscrito não apenas mede a distância do seu centro à sua circunferência, mas também mede a distância do centro do círculo a cada um dos lados do triângulo. ...
Qual a área do triângulo equilátero na circunferência?
Dessa forma, a área do triângulo equilátero inscrito numa circunferência, em função do raio r, será: Vejamos alguns exemplos de aplicação. Exemplo 1.