O que é tumor nas glândulas salivares?

Índice

O que é tumor nas glândulas salivares?

O que é tumor nas glândulas salivares?

O carcinoma mucoepidermoide é o câncer mais comum de glândulas salivares, acometendo tipicamente pessoas entre 20 e 50 anos. Ele pode manifestar-se em qualquer glândula salivar, mais comumente na glândula parótida, mas também na glândula submandibular ou glândula salivar menor do palato.

Onde ficam as glândulas salivares maiores?

Existem três pares principais de glândulas salivares na boca: As glândulas parótidas, o maior par de glândulas salivares, ficam logo atrás do ângulo mandibular, abaixo e à frente dos ouvidos. As glândulas sublinguais ficam sob a lateral da língua. As glândulas submandibulares ficam sob a lateral da mandíbula.

Como tratar câncer nas glândulas salivares?

A principal forma de tratamento para o câncer de glândula salivar é cirúrgica e o tipo da cirurgia vai depender de qual glândula desenvolveu o tumor e de qual é a sua extensão. Nos tumores de parótida a cirurgia indicada é a parotidectomia total.

O que acontece se retirar as glândulas salivares?

Pode haver edema (inchaço) no local e o acúmulo de saliva, mas isso pode ser resolvido com curativos, punções e outras medidas mais simples. O paciente deverá evitar esforços físicos neste período e a dieta pode ser um pouco modificada nos primeiros dias, retornando ao habitual após o período inicial.

O que pode causar inchaço nas glândulas salivares?

A sialoadenite é a inflamação das glândulas salivares que geralmente acontece por uma infecção por vírus ou bactérias, obstrução por má-formação ou presença de cálculos salivares, o que resulta em sintomas como dor na boca, vermelhidão e inchaço, especialmente na região por baixo da língua.

Quais são os tumores malignos das glândulas salivares?

Os principais tipos de tumores malignos são os carcinomas mucoepidermoides e carcinomas adenoide-císticos. Os carcinomas mucoepidermoides são o tipo mais comum de câncer das glândulas salivares e a maioria ocorre nas parótidas.

Quais são os tumores malignos das Glandulas salivares?

Existem 3 tipos de tumores malignos mistos: carcinoma ex adenoma pleomórfico, carcinossarcomas e metástase de tumor misto. O carcinoma ex adenoma pleomórfico é responsável pela grande maioria destes tumores. Os outros 2 são muito mais raros.

Quais são as glândulas salivares maiores?

Existe um conjunto de glândulas salivares maiores em cada lado do rosto: as parótidas, as submandibulares e as sublinguais. As parótidas, que ficam à frente das orelhas, são as maiores e apresentam grande parte dos casos de tumores das glândulas salivares, a maioria de tumores benignos.

Quantas glândulas salivares nosso corpo possui e quais são essas glândulas?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Uma pessoa produz cerca de 1 L de saliva por dia pelas três principais pares de glândulas salivares: as parótidas, as submaxilares (ou submandibulares) e as sublinguais.

Quais tipos de câncer podem se desenvolver nas glândulas salivares?

Vários outros tipos de tumores podem se desenvolver nas glândulas salivares: Carcinoma Espinocelular. Esse tipo de tumor ocorre principalmente em homens mais velhos e pode se desenvolver após tratamento radioterápico para outros tipos de câncer na região. Este tipo de tumor tende a ter um prognóstico pior. Carcinoma Epitelial-Mioepitelial.

Quais são as glândulas salivares maiores?

As glândulas salivares maiores estão localizadas aos lados da face e sob a língua. Muitos nervos e estruturas passam próximos e podem ser afetados por tumores formados nas glândulas salivares. Os possíveis sinais e sintomas do câncer das glândulas salivares incluem: Massa ou nódulo no rosto, pescoço ou boca.

Por que o nódulo acontece em glândulas salivares?

Mas infelizmente pode acontecer em todos os tipos de glândulas salivares. Quando o nódulo acontece em uma glândula específica chamada de parótida, há 95% de chance de ser tumoral, sendo a mais comumente diagnosticada.

Quais são os linfomas das glândulas salivares?

Raramente, estes tumores se iniciam nas células do sistema imunológico do interior das glândulas salivares. Eles se comportam e são tratados de forma diferente do que outros tipos de tumores das glândulas salivares. A maioria dos linfomas que começam nas glândulas salivares afetam as pessoas portadoras de síndrome de Sjögren.

Postagens relacionadas: