Qual o nome do exame para detectar síndrome de Down?

Índice

Qual o nome do exame para detectar síndrome de Down?

Qual o nome do exame para detectar síndrome de Down?

O NIPT (sigla em inglês para teste pré-natal não invasivo), é um exame simples que avalia o risco de doenças cromossômicas e detecta o sexo do bebê. Esse exame é capaz de detectar mais de 99% dos casos de Síndrome de Down e possui uma taxa de diagnósticos falsos-negativos muito baixa.

Como detectar síndrome de Down no ultrassom?

Atualmente, o teste mais comum é feito entre a 11ª e a 13ª semana de gravidez por meio de ultrassom. Nele, o médico mede a quantidade de um líquido atrás do pescoço do bebê chamado translucência nucal. Crianças com síndrome de Down tendem a apresentar uma maior quantidade de dessa substância.

Qual exame é feito para confirmação da SD?

Existe também o exame de sangue chamado de “Cariotipo” ou “Cariograma” que é o exame que avalia os cromossomos e que pode confirmar a suspeita de SD.

Porque o bebê tem síndrome de Down?

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

Quem sofre com a síndrome de Down?

Pessoas com síndrome de Down tem maior risco sofrer com alguns problemas de saúde, como: Disfunções da tireoide, daí o fato de serem propensas ao sobrepeso. A deficiência intelectual, com dificuldades de aprendizado, sempre está presente em graus diferentes de criança para criança.

Como descobrir a síndrome de Down ainda na gravidez?

Como descobrir a Síndrome de Down ainda na gravidez. Atualmente existem testes genéticos que podem identificar a possibilidade de que o bebê tenha a síndrome de Down a partir da nona semana de gravidez. Coleta-se uma amostra de sangue materno do qual são retirados fragmentos de DNA fetal.

Quanto maiores são as chances de ter a síndrome de Down?

Pode haver um afastamento dos músculos reto abdominais, que torna o abdômen mais flácido. Quanto mais características o bebê apresentar maiores são as chances de ter a Síndrome de Down, no entanto cerca de 5% da população também apresenta alguma destas características e ter apenas uma delas não é indicativo desta síndrome.

Quais são os cuidados com a criança com síndrome de Down?

Ao final das contas, os cuidados com a criança com síndrome de Down não são radicalmente diferentes daqueles que são prestados às crianças sem a síndrome.

Postagens relacionadas: