O que é hemofilia silenciosa?
O que é hemofilia silenciosa?
A hemofilia é uma doença rara, incurável, e muitas vezes silenciosa, que afeta mais 12 mil pessoas no Brasil, fazendo do país a quinta maior população mundial de pacientes. A doença é causada pela deficiência de fatores coagulantes no sangue, o que pode transformar ferimentos e lesões comuns em hemorragias perigosas.
Como é realizado o diagnóstico e o tratamento das hemofilias?
A Hemofilia é uma doença genética que altera o processo de coagulação, levando a sangramentos prolongados e em maior volume. Ocorre principalmente em homens e seu diagnóstico deve ser feito através de um teste genético, que permite estabelecer melhores estratégias terapêuticas.
Como é realizado o diagnóstico molecular da hemofilia?
O diagnóstico confirmatório é realizado por meio da dosagem da atividade coagulante do fator VIII (hemofilia A) ou fator IX (hemofilia B).
O que acontece no organismo de uma pessoa que tem hemofilia?
Hemofilia. A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo: Quando cortamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento.