Qual o exame para detectar talassemia?

Índice

Qual o exame para detectar talassemia?

Qual o exame para detectar talassemia?

São realizados exames de sangue para se fazer o diagnóstico de talassemia. Os médicos fazem contagens de sangue e examinam uma amostra de sangue ao microscópio. É possível ver as anormalidades características dos glóbulos vermelhos. Eletroforese da hemoglobina , outro exame de sangue, também é realizada.

Como identificar talassemia no exame de sangue?

O diagnóstico da talassemia é feito por meio de exames de sangue, como o hemograma, além da eletroforese de hemoglobina, que tem como objetivo avaliar o tipo de hemoglobina circulante no sangue. Veja como interpretar a eletroforese de hemoglobina.

Qual a causa da talassemia?

A causa da talassemia está em alterações existentes em um dos genes do cromossomo 16, que regula a produção das cadeias alfa de globina, ou do cromossomo 11, que controla as cadeias beta. Chamadas tecnicamente de mutações, essas alterações têm origem hereditária e podem se mostrar de centenas de formas diferentes.

Como saber se a talassemia é maior ou menor?

Enquanto na talassemia menor os portadores apresentam uma leve anemia e não necessitam de tratamento, na talassemia maior a produção de hemoglobina é falha, originando hemácias (glóbulos vermelhos) mais frágeis e de menor duração, e capacidade reduzida de levar oxigênio por todo o organismo.

Como é o hemograma de talassemia?

Os portadores de talassemia alfa apresentam anemia com graus variáveis, hipocromia, microcitose, poiquilocitose, diminuição da fragilidade osmótica, reticulocitose, presença de Hb H em eletroforese e na pesquisa citológica de corpos de inclusão de Hb H com coloração vital.

O que indica talassemia no hemograma?

Traço talassêmico alfa (dois genes afetados). Os pacientes apresentam hemácias microcíticas, hipocrômicas, VGM baixo e anemia discreta. O diagnóstico em geral é feito por exclusão de outras causas de anemia microcítica, em especial por carência de ferro, e pode ser confirmado por análise do DNA.

Como é o hemograma de uma pessoa com talassemia?

Os portadores de talassemia alfa apresentam anemia com graus variáveis, hipocromia, microcitose, poiquilocitose, diminuição da fragilidade osmótica, reticulocitose, presença de Hb H em eletroforese e na pesquisa citológica de corpos de inclusão de Hb H com coloração vital.

Quem tem talassemia pode ter leucemia?

TALASSEMIA PODE VIRAR LEUCEMIA? Não! A leucemia é um tipo de câncer do sangue causado pelo defeito na produção de glóbulos brancos (células responsáveis pela defesa do corpo).

Qual a hemoglobina da talassemia?

A doença da hemoglobina S-betatalassemia é uma hemoglobinopatia que causa sinais e sintomas semelhantes aos da doença falciforme, porém menos grave. (Ver também Visão geral da anemia hemolítica.)

Como diagnosticar talassemia beta menor?

O diagnóstico laboratorial das talassemias é feito por hemograma e eletroforese de hemoglobina. Também é possível estudar a mutação genética específica. As cadeias produzidas em excesso formam precipitados na hemácia, lesam a membra- na e provocam destruição prematura.

Como fazer o diagnóstico da talassemia?

O diagnóstico da talassemia é feito por meio de exames de sangue, como o hemograma, além da eletroforese de hemoglobina, que tem como objetivo avaliar o tipo de hemoglobina circulante no sangue. Veja como interpretar a eletroforese de hemoglobina. Podem também ser realizados testes genéticos para avaliar os genes responsáveis pela doença e ...

Qual a causa da talassemia?

A talassemia é uma doença sanguínea que faz com que o corpo produza de forma anormal a hemoglobina. O resultado disso é a destruição excessiva de glóbulos vermelhos, o que pode levar à anemia.

Por que os testes determinam a talassemia?

Por causa disso, os testes determinam se um paciente com talassemia sofre de anemia, isto é, deficiência de ferro ou não. Eletroforese de hemoglobina para detectar talassemia Teste de eletroforese de hemoglobina avaliar principalmente as quantidades relativas e tipo de hemoglobina presente em seus glóbulos vermelhos.

Qual a manifestação clínica da talassemia?

As manifestações clínicas da talassemia dependem da quantidade de cadeias afetadas na hemoglobina e do tipo de mutação genética ocorrida, podendo levar à fadiga, atraso no crescimento, palidez e esplenomegalia, por exemplo.

Postagens relacionadas: