O que é alteridade na educação?

Índice

O que é alteridade na educação?

O que é alteridade na educação?

Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade.

Como podemos trabalhar o conceito de alteridade na sala de aula?

A escola pode exercitar um olhar compreensivo da cultura do outro, produzindo, ao mesmo tempo, reflexão sobre a necessidade de diálogo com o Outro, ou seja, a compreensão da diferença entre culturas, mas da busca de algo que ultrapasse o meramente relativista, de algo que possa nos unir a partir das (e não contra as) ...

Por que a alteridade é importante no espaço escolar?

alteridade na educação é necessária para que possa ocorrer um processo de qualidade, visando ao bem estar de todos os envolvidos, seja escola, alunos, professores, família e sociedade. Acreditamos que o cotidiano é um espaço onde também se faz história dos sujeitos, das instituições e da sociedade.

Por que o processo de ensino se baseia na alteridade?

A formação de uma cultura da alteridade, mais respeitosa e sem preconceitos, é um processo coletivo, pois a aprendizagem se faz através de relacionamentos e atos entre sujeitos na vida em sociedade. Aceitar e respeitar a diferença é uma dessas virtudes sem o que a escuta não se pode dar.

O que podemos entender por alteridade?

Qualidade do que é outro ou do que é diferente. - 2. [Filosofia]. Caráter diferente, metafisicamente.”|1| A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar- Page 2 se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva.

Como trabalhar a diversidade no ambiente escolar?

Para trabalhar a diversidade no ambiente escolar, o educador pode começar a buscar por nossas próprias origens, como etnia, modo de falar, descendência e ascendência, discutindo-as por meio de uma globalidade de definições e conceitos que esclareçam e fortaleçam as relações humanas e sociais.

Qual o seu impacto social na Escola?

Esse fenômeno e o seu impacto social na população, em geral, implica o pensar no desenvolvimento de programas e atividades na escola destinados a mitigar os efeitos de uma situação social externa que altera de forma significativa o clima de convivência no recinto escolar.

Por que a escola se converteu numa instituição socializadora?

A escola como observa Sarramona apud Igea (2005) veio ocupar uma das funções clássicas da família, a socialização. Para este autor a escola se converteu na principal instituição socializadora, no único lugar em que as crianças têm a oportunidade de interagir com os iguais e onde se devem submeter continuamente a uma norma de convivência coletiva.

Qual a relação com a mudança no modelo familiar?

Isso tem uma relação íntima com a mudança no modelo familiar produzido nas últimas décadas, pois se exige cada vez mais que as escolas pautem seu trabalho numa educação voltada para as normas e valores comuns a todos os cidadãos, ficando a família num segundo plano.

Postagens relacionadas: