Como saber se estou com uma amigdalite?
Índice
- Como saber se estou com uma amigdalite?
- O que fazer quando as amígdalas estão inflamadas?
- Como saber se a amigdalite e bacteriana?
- O que pode causar uma amigdalite?
- Quais os sintomas de amigdalite inflamada?
- O que causa crise de amigdalite?
- O que ocorre amigdalite?
- Como diagnosticar a amigdalite?
- Qual o remédio mais indicado para o amigdalite?
- Como transmitir a amigdalite?
- Qual a maior preocupação com a amigdalite?
Como saber se estou com uma amigdalite?
Para realizar o diagnóstico será feito um exame físico, no qual o médico examinará a boca e a garganta para ver se as amígdalas estão inchadas, o hálito e também o pescoço do paciente. Depois disso, alguns exames laboratoriais poderão ser solicitados pelo especialista: Contagem de células sanguíneas.
O que fazer quando as amígdalas estão inflamadas?
5 remédios caseiros para tratar amigdalite
- Gargarejo com água morna e sal. O sal é um conhecido antimicrobiana natural, ou seja, é capaz de eliminar vários tipos de micro-organismos. ...
- Ingestão de óleo de hortelã-pimenta. ...
- Mastigar uma fatia de alho. ...
- Gargarejo com bicarbonato. ...
- Chá de feno-grego.
Como saber se a amigdalite e bacteriana?
O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.
O que pode causar uma amigdalite?
As amigdalites são causadas principalmente por vírus e bactérias, mas podem ocorrer processos mistos e, às vezes, associações com fungos. Os vírus estão implicados com cerca de 50% a 70% das inflamações, especialmente os que causam também gripes e resfriados, como o adenovírus.
Quais os sintomas de amigdalite inflamada?
Os sinais e sintomas de amigdalite são os seguintes:
- Garganta inflamada e dor de garganta;
- Dificuldade na deglutição;
- Cefaleias ou dores de cabeça;
- Mal-estar geral;
- Febre;
- Dor de ouvidos (mas observação por otoscopia costuma ser normal);
- Voz alterada;
O que causa crise de amigdalite?
As amigdalites são causadas principalmente por vírus e bactérias, mas podem ocorrer processos mistos e, às vezes, associações com fungos. Os vírus estão implicados com cerca de 50% a 70% das inflamações, especialmente os que causam também gripes e resfriados, como o adenovírus.
O que ocorre amigdalite?
A amigdalite é causada por uma infecção, seja ela causada por vírus ou por bactérias. Essa infecção se instala na garganta, atingindo as amígdalas. Quando essa infecção ocorre através das bactérias, a mais comum é a Streptococcus pyogenes, também conhecida como estreptococo do grupo A.
Como diagnosticar a amigdalite?
Geralmente, amigdalite aparece em crianças e pré-adolescentes. Exposição a vírus e bactérias também pode levar à amigdalite, especialmente em crianças que frequentem creches e escolas. Para diagnosticar a amigdalite, o médico irá primeiro lhe perguntar sobre os sintomas e o histórico médico.
Qual o remédio mais indicado para o amigdalite?
Em praticamente todos os casos de amigdalite, o médico recomendará o consumo de acetaminofeno (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil) para controlar as dores. Os dois medicamentos são de venda livre. Siga a dose recomendada na bula. O acetaminofeno (Tylenol) é o remédio mais indicado neste caso, já que também combate febre, além da dor.
Como transmitir a amigdalite?
Os vírus e bactérias que podem causar a amigdalite podem ser transmitidas de pessoas para pessoa por meio da inalação de gotículas liberadas no ar ao tossir ou espirrar. Além disso, a transmissão desses agentes infecciosos também pode acontecer através do beijo e do contato com objetos contaminados.
Qual a maior preocupação com a amigdalite?
A maior preocupação com a amigdalite é quando ela é causada pela bactéria estreptocócica do grupo A. Nesse caso, será necessário fazer um tratamento médico com antibióticos, já que não realizá-lo pode levar a complicações perigosas no futuro. Geralmente, procurar tratamento médico prontamente resolve a infecção sem maiores complicações.