Como Nietzsche defendia a arte grega?

Índice

Como Nietzsche defendia a arte grega?

Como Nietzsche defendia a arte grega?

Por meio do dionisíaco, que eternamente se cria e se destrói, o filósofo entende qual o papel da arte na existência: "a arte é essencialmente dizer-sim, abençoar, divinizar a existência..." (NACHLASS/FP 14[47], KSA 13.241). ... Numa fórmula, a arte conduz ao amor fati: Amor fati: seja este, doravante, o meu amor!

O que é a arte para Nietzsche?

Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.

O que é racionalização da arte?

A arte pode ter sua própria racionalidade, se pensar e se significar a partir de sua própria esfera de existência e funcionar a partir de suas próprias regras e leis. Esse processo de racionalização aqui, brevemente descrito, é melhor explicitado em Bourdieu (1996) em As Regras da Arte: gênese do campo literário.

Por que a construção da vida é uma obra de arte?

Se a nossa existência é como uma construção, sugiro que pense em uma obra de arte ao invés de um muro. A arte é elemento chave para transformar a construção fria e muda, em algo integrador e cheio de vida. ... O que retrata a vida é a arte e não cimento.

Postagens relacionadas: