O que a pulga pode causar ao ser humano?

Índice

O que a pulga pode causar ao ser humano?

O que a pulga pode causar ao ser humano?

Em alguns casos, a picada de pulga pode dar origem a infecções, que podem resultar do ato de coçar intensamente, o que facilita a entrada e desenvolvimento de bactérias na região. Além disso, a picada de pulga pode ainda causar uma reação alérgica, em pessoas com hipersensibilidade à saliva destes parasitas.

Onde a pulga fica no corpo humano?

Existem espécies de pulgas que penetram na pele e causam o que conhecemos como bicho-de-pé. Então o bicho-de-pé é causado por pulga? Sim, é causado por uma espécie de pulga que penetra na pele, não só no pé, mas também na orelha, nas costas e em outras partes do corpo.

É possível ter pulgas no cabelo?

Cães e gatos não são os únicos que sofrem quando uma pulga pega uma carona. Elas também podem se projetar sobre os humanos, aterrissando em nossos cabelos ou lençóis, no carpete e nas almofadas do sofá, infestando a nossa casa.

Quais são as doenças que a pulga transmite?

Pulgas e carrapatos podem causar mais do que uma pequena irritação no seu pet. Entre as doenças que podem ser transmitidas estão a tularemia, a doença de Lyme e até a peste.

Quais doenças são transmitidas pelas pulgas?

A doença mais comum transmitida pela mordida de pulgas é o tifo endêmico ou murino. Pode causar dermatites alérgicas, verminoses (Dipylidium caninum), anemia, estresse e viroses (pulga atua como vetor).

Como é a picada de pulga em humanos?

Os sintomas da presença de pulga em humanos são:

  1. Coceira.
  2. Erupções cutâneas, que podem sangrar e/ou coçar e que ficam esbranquiçadas quando pressionadas. Muitas vezes estão localizadas nas axilas, articulações ou nas dobras da pele, como sob os seios ou na virilha.
  3. Pode haver inchaço ao redor da lesão ou ferida.
  4. Urticária.

Como se certificar das pulgas?

No entanto, para se certificar da presença de pulgas, procure no corpo do animal. Se você não encontrar as pulgas, que costumam se esconder na pelagem, verifique se há fezes na pele e no pelo, além da presença de pequenas mordidas. O que são as pulgas?

Como identificar pulgas no seu cães?

Para identificar pulgas no seus cães ou gatos é possível notar se houve alguma alteração de comportamento. O primeiro deles é a coceira. É fácil perceber que ele para tudo o que está fazendo para se coçar, principalmente na região do pescoço e costas, locais onde as pulgas costumam se concentrar.

Como é feita a limpeza das pulgas?

Assim que o problema diminuir, a limpeza pode ser espaçada, sendo realizada a cada 15 dias ou semanalmente. Como falamos, é comum que as pulgas depositem seus ovos nos cantinhos mais escondidos e por todo o ambiente ou móveis, como sofás, carpetes, tapetes e diversos outros.

Quais são as espécies de pulga?

Dos mais de 1900 tipos diferentes de espécies de pulga, os donos de cachorros estão mais preocupados com uma em particular: a Ctenocephalides felis. A pulga é um Ectoparasita (ataca a parte exterior do corpo do hospedeiro) que alimenta-se do sangue (hematófago) de mamíferos e aves.

Postagens relacionadas: