Qual o mecanismo de ação dos beta-lactâmicos?

Índice

Qual o mecanismo de ação dos beta-lactâmicos?

Qual o mecanismo de ação dos beta-lactâmicos?

Resumo: Os Beta-lactâmicos inibem a biossíntese da parede celular bacteriana, possui maior número de antibiótico e é o mais utilizados nas infecções. São caracterizados pela presença do anel Beta-lactâmico responsável pela ação antimicrobiana e pela resistência bacteriana.

Quais são os mecanismos de ação dos antimicrobianos?

Mecanismos de ação dos antimicrobianos

  • Inibição da síntese da Parede Celular. Estes agentes antimicrobianos correspondem aos mais seletivos, apresentando um elevado índice terapêutico. ...
  • Ligação à Membrana Citoplasmática. ...
  • Inibição da síntese de ácidos nucléicos. ...
  • Inibição da tradução. ...
  • Antagonismo metabólico.

Qual é o mecanismo de ação da penicilina?

Mecanismo de ação As penicilinas são antibióticos bactericidas, que atuam inibindo a síntese da parede celular bacteriana, interferindo na transpeptidação, tanto de bactérias gram-positivas quanto de gram-negativas.

Qual o mecanismo de ação dos inibidores de betalactamase?

Os inibidores de β-lactamase são estruturalmente semelhantes às penicilinas, retendo a ligação amida do grupo beta-lactâmico, mas possuem uma cadeia lateral modificada (Figura 2). Tais aspectos estruturais permitem aos inibidores ligar-se irreversivelmente às β-lactamases como substratos suicidas, mantendo-as inativas.

Como os antibióticos agem na parede celular?

A parede celular da bactéria é formada por peptideoglicano. A penicilina e outros antibióticos impedem a síntese completa dele, consequentemente enfraquece a parede celular e a célula sofre lise. Como as células humanas não possuem peptideoglicano, a penicilina possui baixa toxicidade para a célula do hospedeiro.

Postagens relacionadas: