Qual a diferença entre aterosclerose e infarto do miocárdio?
Índice
- Qual a diferença entre aterosclerose e infarto do miocárdio?
- Quais os fatores de risco para a aterosclerose?
- O que é aterosclerose como se desenvolve?
- É possível reverter o quadro de aterosclerose?
- Qual a idade mais perigosa para infarto?
- Qual o protocolo para IAM?
- Como a aterosclerose pode causar trombose?
- Quais são os principais componentes das placas ateroscleróticas?
- Como saber se tem aterosclerose?
- O que causa gordura nas artérias?
- Qual o tipo de infarto agudo do miocárdio?
- Qual o protocolo de atendimento inicial no infarto do miocárdio?
- Qual a causa dos enfartes do miocárdio?
- Qual a prevenção da aterosclerose?
Qual a diferença entre aterosclerose e infarto do miocárdio?
A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.
Quais os fatores de risco para a aterosclerose?
Na maioria das vezes, a aterosclerose está relacionada aos fatores de risco tradicionais, como sedentarismo, alimentação inapropriada, pressão alta, diabetes, colesterol elevado, tabagismo e obesidade.
O que é aterosclerose como se desenvolve?
A aterosclerose é causada por lesão repetida nas paredes das artérias. Muitos fatores contribuem para essa lesão, incluindo hipertensão arterial, tabagismo, diabetes e níveis elevados de colesterol no sangue.
É possível reverter o quadro de aterosclerose?
A regressão da aterosclerose, daquelas placas de gordura, é sim possível! Isso foi demonstrado em inúmeros estudos científicos. Mas não é fácil de fazer. Se você tem placas no coração, nas coronárias, placas em carótidas, placas em aorta, é sim uma boa notícia.
Qual a idade mais perigosa para infarto?
Mesmo podendo acometer todas as pessoas em faixas etárias distintas, o infarto é ainda mais frequente em homens, a partir dos 55 anos, e nas mulheres, após 65.
Qual o protocolo para IAM?
Temos basicamente 3 opções no protocolo IAM: enoxaparina, heparina não-fracionada e fondaparinux. Na prática, a principal medicação é a enoxaparina, uma vez que,na vida real, dificilmente temos acesso ao fondaparinux.
Como a aterosclerose pode causar trombose?
A liberação de gordura da ateroma pode formar coágulos sanguíneos (trombos) que podem soltar-se e deslocar-se pela circulação até atingir uma artéria de menor calibre, provocando uma embolia.
Quais são os principais componentes das placas ateroscleróticas?
A placa aterosclerótica é a característica da aterosclerose; é uma evolução da estria gordurosa e tem 3 componentes principais:
- Lipídios.
- Células musculares lisas e inflamatórias.
- A matriz do tecido conjuntivo que pode conter trombos em vários estágios da organização e depósitos de cálcio.
Como saber se tem aterosclerose?
Diagnóstico de Aterosclerose
- Angiografia/arteriografia coronária, um exame invasivo que avalia as artérias coronárias em raios-X.
- Ecocardiograma.
- Eletrocardiograma (ECG)
- Angiotomografia do coração, para verificar o nível de cálcio no interior das artérias.
O que causa gordura nas artérias?
Os principais fatores de risco para o acúmulo das placas de gordura nas artérias são pressão arterial elevada, colesterol alto, diabetes, obesidade, tabagismo, sedentarismo e doenças renais crônicas.
Qual o tipo de infarto agudo do miocárdio?
Infarto agudo do miocárdio (IAM), e angina instável, são considerados síndromes coronarianas aguda. O infarto agudo do miocárdio pode ser sem elevação do segmento ST (IMSST) e com elevação do segmento ST (IMCST).
Qual o protocolo de atendimento inicial no infarto do miocárdio?
PROTOCOLO DE ATENDIMENTO INICIAL NO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO COM SUPRADESNÍVEL DO SEGMENTO ST ATUALIZAÇÃO EM MARÇO DE 2006 Protocolo de Atendimento Inicial no IAM com Supradesnível de ST 1. INTRODUÇÃO
Qual a causa dos enfartes do miocárdio?
A maioria dos enfartes do miocárdio é causada por coágulos que, por sua vez, resultam do processo de aterosclerose, que envolve estreitamento e rigidez das artérias. A presença de níveis elevados de triglicéridos e de colesterol LDL conduz à formação de placas no interior das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo.
Qual a prevenção da aterosclerose?
Qual a prevenção? A prevenção está principalmente em reduzir os fatores geradores da aterosclerose, ou seja, evitar o tabagismo, controlar a hipertensão, os níveis glicêmicos (diabetes) e os lipídeos do sangue (colesterol e triglicerídeos).