Como usar fermento biológico fresco congelado?
Índice
- Como usar fermento biológico fresco congelado?
- Como utilizar fermento de pão congelado?
- Como descongelar fermento fresco?
- Pode usar fermento biológico aberto?
- Como conservar o fermento biológico fresco depois de aberto?
- Como substituir o fermento fresco pelo seco?
- Por que o fermento fresco é usado na padaria?
- Como pode ser congelado o fermento?
- Qual o preço do fermento de padeiro fresco?
- Como faço para ativar o fermento?
Como usar fermento biológico fresco congelado?
Então vamos lá:
- Desembrulhe o pacote e divida em porções.
- Embrulhe cada pedaço em papel alumínio ou filme plástico. Certifique-se de que estão bem embrulhados, para que o fermento não resseque.
- Coloque todas as fatias embrulhadas em um saco para freezer ou recipiente hermético.
Como utilizar fermento de pão congelado?
Quando precisar de utilizar o fermento de padeiro congelado, poderá fazê-lo também sem qualquer dificuldade: basta deixar cerca de três horas em temperatura ambiente e, posteriormente, dissolver num pouco de água morna.
Como descongelar fermento fresco?
Adicione água morna no fermento dentro da tigela. Mexa bem a mistura de fermento e água. Faça isso até ele dissolver completamente. A textura deve ficar um pouco grudenta e pastosa.
Pode usar fermento biológico aberto?
Já o fermento biológico seco, possui uma data de validade maior e pode ser mantido fora da geladeira. Manter o produto em local limpo, fresco e seco, sem abrigo da luz. Após aberto o pacote a vácuo, deve-se guardar no refrigerador durante no máximo 06 (seis) semanas, pois assim ele não perderá seu poder fermentativo.
Como conservar o fermento biológico fresco depois de aberto?
Como Guardar: Armazene o Fresco na geladeira dentro de um pote plastico com um papel toalha dentro para remover a umidade, e quando o papel estiver úmido basta trocar por outro. Já o seco pode ser mantido fora da geladeira, mas sempre em local fresco e fora da umidade.
Como substituir o fermento fresco pelo seco?
Para substituir fermento fresco por fermento seco, você tem que dividir a quantidade de fermento na receita por 3, ou seja, use um terço de fermento seco, da quantidade habitual de fresco. Por exemplo: se a receita pede 30g de fermento fresco, substitua por 10g de fermento seco.
Por que o fermento fresco é usado na padaria?
O fermento fresco é muito usado por padeiros profissionais devido à sua qualidade, vulnerabilidade e curto prazo de validade. Os padeiros amadores que não conseguirem encontrar esses pequenos pacotes nas áreas refrigeradas do supermercado podem fazer um pedido na padaria.
Como pode ser congelado o fermento?
Poderá ser congelado, durando assim mais tempo. Para facilitar a utilização do fermento moldei as 500 gramas em 25 bolinhas de tamanho aproximadamente igual. Embrulhei-as em película aderente, coloquei-as num saco e congelei-as.
Qual o preço do fermento de padeiro fresco?
Com o fermento de padeiro fresco obterá melhores resultados, esté é o que se utiliza nas padarias. Pode encontrá-lo à venda mesmo nas padarias e é muito mais barato do que o fermento seco (1 pacote de 500 gramas custou-me 1 euro). Este fermento não se usa directamente na massa de pão, tem de ser diluído em água ou leite.
Como faço para ativar o fermento?
Ative o fermento fresco misturando-o com a água morna pedida pela receita e, se for o caso, o açúcar. A água deve estar numa temperatura perfeita entre 32 a 38 graus Celsius. Se a água estiver mais fria, o fermento não será ativado. Se estiver mais quente, ele não suportará.