O que é interdisciplinaridade no ensino superior?

Índice

O que é interdisciplinaridade no ensino superior?

O que é interdisciplinaridade no ensino superior?

Baseada no diálogo, integração e interação entre as diversas áreas do conhecimento, a metodologia interdisciplinar é capaz de promover o desenvolvimento de conhecimentos novos resultantes dessa relação de complementação, o que torna o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e dinâmico.

Como um docente atua na perspectiva interdisciplinar?

Na proposta interdisciplinar o professor deve ser sensível em sua prática, fazendo uso de uma didática que o aproxime dos alunos e os possibilite modificar, enriquecer e construir novos métodos de interpretação do conhecimento, pois o aluno será sempre o agente da aprendizagem.

Qual o significado da interdisciplinaridade e como o professor deve usá lá em sua prática docente?

A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras.

O que significa ser um professor interdisciplinar?

O professor interdisciplinar, na visão de Fazenda (1994, p. 31), é um ser que busca, pesquisa, tem compromisso com seus alunos, identifica-se como alguém insatisfeito com o que realiza, é um profissional que luta por uma educação melhor e busca por projetos interdisciplinares em diversas áreas do conhecimento.

Qual é a principal característica da interdisciplinaridade?

A prática interdisciplinar procura romper com padrões tradicionais que priorizam a construção do conhecimento de maneira fragmentada, revelando pontos em comum e favorecendo análises críticas a respeito das diversas abordagens para um mesmo assunto.

Por que a interdisciplinaridade é um fator muito importante no processo Ensino-aprendizagem?

O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos, destes com os professores, sem falar na experiência e no convívio grupal. Partindo deste princípio é importante, ainda, repensar essa metodologia como uma forma de promover a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais.

O que é postura interdisciplinar?

A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. Para isso, será preciso, como propõe Ivani Fazenda, “uma postura interdisciplinar”, que nada mais é do que uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de sintonia diante do conhecimento.

O que é formação interdisciplinar?

A formação interdisciplinar, tendo como categoria central a inter-relação, possibilita aos indivíduos estabelecerem vínculos de confluência, transgredirem as fronteiras tradicionais e articularem, em suas várias dimensões, os saberes fragmentados.

Qual é o papel do professor na interdisciplinaridade?

Os próprios professores podem criar conteúdos para que os alunos trabalhem em conjunto em suas disciplinas. Um bom exemplo é a interpretação de conceitos de diferentes assuntos por meio de textos ou vídeos comuns. Nesse caso, cada professor vai trabalhar seus pontos de vista com base em um mesmo material digital.

O que é ter uma postura interdisciplinar?

A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. Para isso, será preciso, como propõe Ivani Fazenda, “uma postura interdisciplinar”, que nada mais é do que uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de sintonia diante do conhecimento.

Quais são os princípios da prática docente interdisciplinar?

Os cinco princípios que subsidiam a prática docente interdisciplinar, de acordo com Ivani Fazenda são: humildade, espera, respeito, coerência e desapego.

Qual a interdisciplinaridade da Educação?

Ela implica na articulação de ações disciplinarares que buscam um interesse em comum. Dessa forma, a interdisciplinaridade só será eficaz se for uma maneira eficiente de se atingir metas educacionais previamente estabelecidas e compartilhadas pelos atores da unidade escolar.

Qual a interdisciplinaridade de cada disciplina?

Todas elas abordam o mesmo assunto, mas cada uma representa alguma disciplina diferente. Isso é a multidisciplinaridade. Até é possível enxergar uma relação, mas as matérias não se misturam. Na interdisciplinaridade, há mais interação e coordenação.

Qual o caminho para trabalhar a interdisciplinaridade?

Um dos caminhos para se trabalhar a interdisciplinaridade é exemplificar os conteúdos com situações reais, por meio de temas que envolvem diferentes áreas do conhecimento e que requerem soluções para os problemas ou desafios que foram dados.

Postagens relacionadas: