Como paga INSS autônomo?
Como paga INSS autônomo?
O trabalhador autônomo é inscrito no INSS como contribuinte individual. Para tanto, é necessário que ele tenha registro no Programa de Integração Social (PIS). Se você nunca contribuiu e não possui carteira de trabalho, então pode fazer a inscrição como filiado da Previdência Social.
Como fazer contribuição individual INSS?
4 passos para pagar o INSS como autônomo
- Fazer a inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
- O trabalhador autônomo é inscrito como “contribuinte individual”.
- Escolher o tipo de contribuição;
- Efetuar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS).
Como fazer o cadastro de autônomos no INSS?
Para quem preferir, os postos do INSS também realizam o cadastro de autônomos no PIS ou NIT. De um modo geral, o cadastro é bastante rápido e fácil, para que ele possa ser feito, é exigido apenas que o autônomo tenho no mínimo 16 anos e informe que irá contribuir ao INSS de forma individual durante a sua inscrição.
Quem é autônomo pode contribuir para o INSS?
Quem é trabalhador com carteira assinada tem a contribuição junto ao INSS descontada de seu próprio salário. Dessa forma, o empregado não precisa nem mesmo se envolver com cálculos e números na hora de realizar a contribuição. Mas quem é autônomo também pode contribuir para o INSS e receber os mesmos direitos garantidos por lei.
Quanto Custa o INSS na fonte do autônomo?
INSS Retido na Fonte do Autônomo: R$ 10.000,00 x 11% = 1.100,00 Já a empresa contribuiria com R$ 2.000,00, correspondente a sua alíquota patronal de 20%, com exceção das particularidades do MEI, conforme explicamos acima.
Como calcular o recolhimento do INSS sobre serviços autônomos?
Você sabe como calcular e realizar o recolhimento do INSS sobre a prestação de serviços autônomos? Acompanhe este artigo e entenda de uma vez por todas como o cálculo é feito. A sigla INSS significa Instituto Nacional de Previdência Social, que é o órgão do governo responsável pelo recolhimento da GPS – Guia de Previdência Social.