Como descontar a inflação de um investimento?

Índice

Como descontar a inflação de um investimento?

Como descontar a inflação de um investimento?

Diferença entre taxa de juros nominal e taxa de juros real

  1. Fórmula: 1 + taxa de juros real = (1 + taxa de juros nominal) / (1 + taxa de inflação)
  2. Rentabilidade real da poupança: (1 + 0,07) / (1 + 0,0585) = 1,0109 ou 1,09% ao ano!
  3. Rentabilidade real da LTN: (1 + 0,1054) / (1 + 0,0585) = 1,0443 ou 4,43% ao ano!

Como descontar a inflação da taxa de juros?

Sendo que in é a taxa de juros nominal, r é a taxa de juros real e j é a inflação do período. Por exemplo, suponhamos que você adquiriu um CDB que com taxa nominal de 8% ao ano. Porém, a inflação foi de 3%. Se colocarmos esses dados na fórmula, temos o seguinte cálculo: (1 + 0,08) = (1 + r) × (1 + 0,03).

Como funciona a inflação nos investimentos?

A relação da inflação com investimento É a Selic, a taxa de juros básica da economia. ... Ao ser descontada a inflação, seus ganhos reais são menores. Por isso, a rentabilidade real se refere ao quanto você, de fato, receberá ao final, depois de descontar a inflação e possíveis encargos, como o Imposto de Renda (IR).

Como investir com a inflação alta?

5 investimentos atrelados à inflação para proteger o seu portfólio da alta do IPCA

  • Onde Investir.
  • Debêntures.
  • ETF.
  • Fundos de Inflação.
  • Fundos Imobiliários.
  • Inflação.
  • InfoMoney Orienta.
  • Tesouro IPCA+

Quais são os impactos da inflação para as pessoas?

A inflação se caracteriza de forma objetiva como o aumento dos preços de bens e serviços, isto é, implica na diminuição do poder de compra da moeda. Neste cenário, a inflação provoca incertezas na economia, desestimula investimentos e prejudica o crescimento econômico. ...

Qual aplicação rende mais que a inflação?

Fundos de investimento imobiliários Seja na compra ou aluguel de imóveis, seja no financiamento deles. Portanto, como esse tipo de produto é rapidamente corrigido pela inflação, aumenta o seu poder de rentabilidade. Contudo, é um risco e um mercado volátil.

Como proteger o seu investimento da inflação?

Dessa forma, sabemos que o rendimento real do seu investimento foi de apenas 3,77%. O restante foi comprometido pela inflação do período. Como proteger os seus investimentos da inflação? Como vimos acima, a inflação pode ter um impacto considerável sobre o resultado de uma aplicação financeira.

Como descontar a inflação?

Rentabilidade real: como descontar a inflação? Todos os tipos de investimento estão sujeitos a uma prova de fogo: a rentabilidade real. Afinal, é ela que vai mostrar quanto as aplicações estão rendendo, descontando a inflação.

Como descontar a inflação de um rendimento?

Como descontar a inflação de um rendimento? Antes de tudo é preciso ter em mente os conceitos de rentabilidade nominale rentabilidade real. A rentabilidade nominalé o rendimento semdescontar a inflação e a rentabilidade realé o rendimento descontandoa inflação.

Quanto a inflação compromete o retorno dos investimentos?

Entretanto pouca gente se dá conta de quanto a inflação compromete o retorno dos seus investimentos e que simplesmente desconsiderá-la pode colocar seu planejamento por água abaixo, principalmente quando se tratar de prazos bem longos.

Postagens relacionadas: