Quais são os níveis de moralidade?
Índice
- Quais são os níveis de moralidade?
- Qual a contribuição de Lawrence Kohlberg?
- Como o raciocínio moral se desenvolve?
- O que é nível pós-convencional?
- O que é um dilema moral?
- O quê Kohlberg afirma sobre a educação moral?
- Em que consiste o raciocínio moral?
- Como se dá o desenvolvimento moral segundo Kohlberg?
- Como entender a moralidade como base para resolver conflitos?
- Como a lógica e a moralidade se desenvolvem?
- Qual a existência de uma moral?
- Por que a moralidade supera a legalidade?
Quais são os níveis de moralidade?
Sua teoria apresenta 3 níveis de moralidade, cada um com 2 sub estágios.
- Nível 1 (Pré-Convencional) O NÍVEL 1 é o “Pré-Convencional” (de 2 a 6 anos, aproximadamente) e o 1º estágio é “Obediência e Punição”. ...
- Nível 2 (Convencional) ...
- Nível 3 (Pós-Convencional) ...
- Referências.
Qual a contribuição de Lawrence Kohlberg?
Kohlberg foi professor na Universidade de Chicago, bem como na Universidade Harvard. Especializou-se na investigação sobre educação e argumentação moral, sendo mais conhecido pela sua teoria dos níveis de desenvolvimento moral.
Como o raciocínio moral se desenvolve?
De acordo com essa teoria do desenvolvimento moral, o raciocínio moral desenvolve-se em três níveis que podem também ser compreendidos em seis subestágios, cada um mais adequado para responder a diferentes dilemas morais.
O que é nível pós-convencional?
Este nível “é atingido por uma minoria dos adultos e é normalmente alcançado após os 20 anos”. Um indivíduo situado neste nível compreende e aceita as regras da sociedade na sua globalidade, mas apenas porque primeiramente aceitam determinados princípios morais gerais que lhes estão subjacentes.
O que é um dilema moral?
O dilema moral envolve uma situação na qual um agente está moralmente obrigado a agir, e ele ou ela precisa escolher entre duas ou mais ações possíveis, sendo que realizar uma implica em não realizar a(s) outra(s). ...
O quê Kohlberg afirma sobre a educação moral?
A educação moral kohlbergiana, vai além do simples favorecimento efetivo do desenvolvimento moral, pois possui como preceito a educação moral democrática na qual o intuito está em proporcionar aos indivíduos uma consciência moral assaz desenvolvida e voltada à autonomia, responsabilidade e cooperação, ou como propunha ...
Em que consiste o raciocínio moral?
O indivíduo formula juízos morais tendo como referência as regras do grupo social e as expectativas que este tem sobre ele. ... No estágio 05, o raciocínio moral considera o contrato social e os direitos individuais, com orientação moral do tipo "contratual-legalista" (Menin, 1996).
Como se dá o desenvolvimento moral segundo Kohlberg?
A teoria do desenvolvimento moral é a mais conhecida de Kohlberg. ... Acredita que através de um processo maturacional e interativo, todos os seres humanos têm a capacidade de chegar à plena competência moral, medida pelo paradigma da moralidade autônoma, ou, como prefere Kohlberg, pela da moralidade pós-convencional.
Como entender a moralidade como base para resolver conflitos?
Para a compreensão da moralidade como base para se resolver conflitos é importante entender o conceito de “reconhecimento recíproco” para George H. Mead: ao contrário dos enfoques que ancoram a noção de moralidade no indivíduo, nesta concepção a moralidade não pode ser pensada fora do âmbito social.
Como a lógica e a moralidade se desenvolvem?
Piaget afirmou que a lógica e a moralidade se desenvolvem por meio de estágios construtivos. Expandindo o trabalho de Piaget, Lawrence Kohlberg determinou que o processo de desenvolvimento moral estava principalmente preocupado com a justiça e que continuou durante toda a vida do indivíduo.
Qual a existência de uma moral?
A simples existência da moral não significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais. Ao contrário disso, as sociedades tendem a naturalizar seus valores morais ao longo das gerações, isto é, ocorre uma aceitação generalizada.
Por que a moralidade supera a legalidade?
A moralidade supera as razões pessoais e se relaciona com a legalidade vigente, que não deve ser desobedecida, para manter uma ordem social. Aqui entramos no último nível de desenvolvimento moral, etapa que poucos indivíduos alcançam ao longo de sua vida.