Como a asfixia neonatal pode ser evitada *?
Índice
- Como a asfixia neonatal pode ser evitada *?
- O que pode causar asfixia neonatal?
- Quais as principais causas e fatores de risco para a asfixia perinatal?
- Como diagnosticar asfixia perinatal?
- Como evitar anoxia neonatal?
- O que causa a anoxia?
- O que é a sepse neonatal?
- O que é hipoxia neonatal?
- O que é asfixia intraparto?
- O que é asfixia Perimetral?
- Como se trata a asfixia neonatal?
- Quem pode sofrer a asfixia perinatal?
- Qual o risco de asfixia durante o parto?
- Será que o bebê sofreu asfixia?
Como a asfixia neonatal pode ser evitada *?
A asfixia ocorre quando há falta de oxigenação no cérebro e nos órgãos do bebê. Ela pode levar à morte ou deixar graves sequelas. Em grande parte dos casos, pode ser evitada, com um bom acompanhamento no pré-natal para avaliar a saúde da gestante e o desenvolvimento do feto e com atenção no parto, monitorando o bebê.
O que pode causar asfixia neonatal?
Podemos dizer que as causas da asfixia neonatal podem ocorrer tanto a partir da mãe quanto do bebê por conta de problemas ocorridos ainda na gestação como hipertensão da mulher, diabetes, convulsões, infecções durante o parto, malformações, entre outras coisas.
Quais as principais causas e fatores de risco para a asfixia perinatal?
Dentre os fatores de risco para a asfixia perinatal, a literatura mostra menor idade materna, prematuridade, menor peso ao nascimento (< 2500g), antecedente de natimortalidade, primiparidade, ameaça de parto prematuro, intercorrência clínica e assistência pré-natal de baixa qualidade6.
Como diagnosticar asfixia perinatal?
O diagnóstico da asfixia perinatal com EHI baseia- se essencialmente na história clínica e no exame neurológico. Quando o episódio asfictico é pouco intenso ou ocorre numa fase precoce da gravidez pode ser clinicamente inaparente na altura do parto.
Como evitar anoxia neonatal?
Contratar os serviços de boa instituição hospitalar e de profissionais adequadamente treinados e capacitados para a assistência ao parto é o primeiro passo na prevenção deste tipo de intercorrência.
O que causa a anoxia?
A anoxia pode acontecer devido a uma hemorragia ou parada respiratória, por exemplo, e quanto mais tempo o cérebro fica sem receber oxigênio, mais graves são as consequências. A gravidade da lesão também está relacionada com a região do cérebro que não tem suprimento de oxigênio.
O que é a sepse neonatal?
A sepse neonatal é uma infecção bacteriana invasiva que ocorre durante o período neonatal.
O que é hipoxia neonatal?
A hipóxia perinatal pode ser definida de diversas formas. Uma delas diz respeito ao metabolismo e à nutrição entre a mãe e o feto, na qual a asfixia leva a alterações na homeostasia do feto. A diminuição dessa relação do metabolismo e da nutrição entre a mãe e o recém-nascido pode ter duas causas.
O que é asfixia intraparto?
A asfixia intraparto implica obrigatoriamente em hipóxia fetal com conseqüente hipercarbia que, quando prolongada, levarà à acidose metabólica, compensada (com pH do sangue umbilical normal) ou descompensada (com pH do sangue umbilical reduzido) (ACOG COMMITTEE OPINION, 1996; SOUZA 2003 apud MARLOW, 1992).
O que é asfixia Perimetral?
Situação acontece quando há falta de oxigenação no momento do nascimento. Dentre alguns dos problemas que mais aterrorizam mães e equipe médica quando o assunto é nascimento, está a asfixia perinatal, que chega a atingir cerca de 3% dos recém-nascidos e, no Brasil, mata, aproximadamente, 15 bebês todos os dias.
Como se trata a asfixia neonatal?
A asfixia neonatal é uma das principais causas de óbito de bebês logo após o parto e que pode também deixar graves sequelas em quem sobrevive a ela. Mas para entendermos exatamente sobre o que se trata, é necessário entendermos alguns outros termos para nos situarmos dentro desse assunto que é tão complexo.
Quem pode sofrer a asfixia perinatal?
Outro dos motivos que poderia incrementar o risco de sofrer dano neurológico é que o recém-nascido apresente acidose. Isso ocorre quando se acumula demasiado ácido no sangue. Graças aos controles que se realizam durante a gravidez, a asfixia perinatal pode ser prevenida.
Qual o risco de asfixia durante o parto?
O risco de asfixia durante o trabalho de parto, parto e primeiros minutos de vida é muito elevado, pois o recém-nascido deve adaptar-se à vida extrauterina, com alteração das vias circulatórias.
Será que o bebê sofreu asfixia?
Se os médicos notarem, somente no momento do parto, que o recém-nascido sofreu asfixia, é possível que esse bebê não chore e não se mexa. Aliás, uma característica fundamental é que seu corpo parece laxo. Tanto em uma situação, como na outra, os médicos devem atuar o mais rápido possível.