Como classificar edema em Mmii?

Índice

Como classificar edema em Mmii?

Como classificar edema em Mmii?

O primeiro passo é confirmar a existência do edema, que se caracteriza pela formação de cacifo (sinal de Godet) ao pressionar com o polegar a região pré-tibial e maleolar os membros inferiores por, pelo menos, cinco segundos.

Como tratar edema Mmii?

O edema de extremidades é comum com o uso de BCCs (sobretudo felodipino, nifedipino e anlodipino), pioglitazona e minoxidil.

Como quantificar o edema?

O Sinal de Cacifo ou Sinal de Godet é um sinal clínico avaliado por meio da pressão digital sobre a pele, por pelo menos 5 segundos, a fim de se evidenciar edema. É considerado positivo se a depressão (“cacifo”) formada não se desfizer imediatamente após a descompressão.

Como o edema pode ser classificado?

O edema também pode ser classificado de acordo com seu conteúdo: transudato e exsudato. O edema transudato, ou mole, é constituído apenas por água. O exsudato, ou duro, tem água e proteínas em sua composição. Esse tipo de edema geralmente é inflamatório e causa dor, rubor e calor.

Como tratar edema duro?

O tratamento do edema deve ser individualizado e com foco em eliminar a causa, mas geralmente o clínico geral indica repouso, elevação do membro afetado acima do nível do coração e redução da quantidade de sal consumida diariamente, além de receitar remédios diuréticos, que auxiliam na liberação do líquido que está em ...

Como é feito o tratamento de edema?

O tratamento é feito de acordo com o tipo de edema e sua causa. AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado.

Qual a classificação do edema?

Classifica-se o edema em graus de escala ascendente: quando atinge membros inferiores até a tíbia (edema uma cruz +), estendem-se as coxas e também aos membros superiores (edema ++), alastra-se por todo o corpo, excluindo as cavidades serosas (+++) e, finalmente, constitui o derrame generalizado ou anasarca (++++) (BRASIL, 2006a; REZENDE, 2005).

Como é formado o edema?

Nos casos de doença renal, o edema é formado em consequência da retenção de água e sal que não são devidamente eliminados do organismo.

Como avaliar o aparecimento do edema?

É importante avaliar o aparecimento de edema para descartar o edema patológico, que geralmente está associado à hipertensão. A avaliação pode ser feita por controle do peso (edema oculto - peso acima de 600 kg por semana) e avaliação do cacifo (depressão duradoura no local pressionado).

Postagens relacionadas: