Como classificar lesões de pele?
Como classificar lesões de pele?
Morfologia básica:
- Mácula: lesão plana, sem relevo. ...
- Pápula: elevação sólida, circunscrita, de até 1 cm de diâmetro.
- Placa: lesão palpável, elevada em “platô”. ...
- Nódulo: lesão firme, endurada, circunscrita, podendo ser mais ou menos saliente. ...
- Urtica: lesão em relevo, com edema, coloração vermelho-róseo.
Como descrever uma lesão elementar?
As lesões elementares são aquelas modificações da pele determinadas por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbios do metabolismo ou por defeito de formação. Por serem externas, são de fácil acesso ao exame clínico, e empregam-se, na semiotécnica, a inspeção e palpação.
Quais são as lesões elementares da pele?
As lesões primárias são as que ocorrem na pele que previamente não havia lesões, como as máculas/manchas, pápulas/placas, nódulos, vegetações, vesículas e bolhas. Já as secundárias são as decorrentes de alterações nas lesões primárias, como é o caso da liquenificação, do espessamento, da cicatriz e da úlcera.
O que é uma lesão sólida?
As formações sólidas resultam de processo inflamatório ou neoplásico que atinge a pele. Da mesma forma que nas alterações de cor, a pápula seria uma lesão sólida , circunscrita, elevada e menor do que um centímetro e a placa seria uma área de pele elevada e com mais de um centímetro.
Como descrever uma lesão de pele?
Por exemplo: um objeto redondo, de metal, com tampa, que colocamos em cima do fogão para cozinhar. Pensaram em uma panela? Pois então, ao descrever uma lesão de pele, o ouvinte deve ter a mesma sensação e poder imaginá-la corretamente através do seu detalhamento.
Quais são as lesões elementares da pele?
As lesões elementares são aquelas modificações da pele ... A pele que recobre o cisto é móvel, exceto nas proximidades do pequeno orifício central.
Quais são as lesões elevadas da pele?
Imagem fornecida por Robert MacNeal, MD. Pápulas são lesões elevadas, geralmente com diâmetro < 10 mm e que podem ser sentidas ao tato ou à palpação. Os exemplos abrangem nevos, verrugas, líquen plano, picadas de inseto, queratoses seborreicas e actínicas, algumas lesões de acne e câncer de pele.
Como fazer o exame da pele?
O exame da pele deve ser feito de maneira ordenada, começando pelas mãos, depois prosseguir pelos braços, face, tronco e assim por diante. A localização das doenças da pele pode ser útil na determinação do diagnóstico, visto que muitas doenças possuem predileção a determinados locais do corpo.