Como descrever uma lesão de boca?

Índice

Como descrever uma lesão de boca?

Como descrever uma lesão de boca?

As lesões orais são placas eritematosas que podem ulcerar, dolorosas, mais freqüentes na região posterior da mucosa jugal, que apresentam fotossensibilidade em 25% dos casos.

São lesões fundamentais na boca?

As alterações morfológicas que aparecem na mucosa bucal ou na pele assumindo características clínicas padronizadas e individualizadas são denominadas lesões fundamentais ou elementares. QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE TEMA? O conhecimento das lesões fundamentais auxilia na elaboração do diagnóstico.

Quais são os tipos de lesões elementares?

As lesões primárias são as que ocorrem na pele que previamente não havia lesões, como as máculas/manchas, pápulas/placas, nódulos, vegetações, vesículas e bolhas. Já as secundárias são as decorrentes de alterações nas lesões primárias, como é o caso da liquenificação, do espessamento, da cicatriz e da úlcera.

Qual a causa da lesão?

A lesão pode se apresentar em pele íntegra ou como úlcera aberta e pode ser dolorosa. A lesão ocorre como resultado da pressão intensa e/ou prolongada em combinação com o cisalhamento.

Quais são os exemplos de lesão na imagem?

Os exemplos incluem efélides, nevos planos, tatuagens, manchas em vinho do porto e exantema devido à infecção por riquétsias, rubéola, sarampo (pode ter pápulas e placas) e algumas exantema medicamentoso. A lesão nessa imagem é uma mácula porque é plana, não palpável e de pequeno diâmetro. Imagem fornecida por Robert MacNeal, MD.

Como descrever uma lesão de pele?

Por exemplo: um objeto redondo, de metal, com tampa, que colocamos em cima do fogão para cozinhar. Pensaram em uma panela? Pois então, ao descrever uma lesão de pele, o ouvinte deve ter a mesma sensação e poder imaginá-la corretamente através do seu detalhamento.

Quais são os sinais dessa lesão?

Pústula: pequena lesão superficial, elevada, semelhante à vesícula, mas com conteúdo amarelado (pus) em seu interior. Abcesso: coleção purulenta profunda, que em geral cursa com sinais flogísticos. Úlcera: lesão com perda da continuidade da epiderme até derme, com evidência de material cruento.

Postagens relacionadas: