Qual é a ação da atropina?
Índice
- Qual é a ação da atropina?
- Como age um anticolinérgico?
- O que é atropina e para que serve?
- Qual o princípio de atuação da atropina como antídoto?
- É um efeito da atropina no homem?
- Qual o mecanismo de ação da atropina e como ela pode ser utilizada no envenenamento por organofosforados?
- Onde a atropina atua?
- Quais são os recetores da atropina?
- Qual a dose recomendada para atropina?
- Qual o sulfato de atropina?
- Quais os efeitos da atropina no SNC?
Qual é a ação da atropina?
A atropina é eficaz como pré anestesia por inibir as secreções e ressecar as vias respiratórias e as mucosas reduzindo também a secreção gástrica. A secreção durante as fases cefálicas e de jejum é reduzida acentuadamente por esse fármaco1,2.
Como age um anticolinérgico?
2. O que os anticolinérgicos fazem no organismo? Essas substâncias têm a capacidade de bloquear (antagonismo competitivo) os receptores onde o neurotransmissor, acetilcolina, age. Os anticolinesterásicos, como a atropina e a escopolamina, agem mais especificamente em receptores chamados muscarínicos.
O que é atropina e para que serve?
Sulfato de Atropina é indicado para o bloqueio temporário de efeitos muscarínicos graves ou potencialmente letais, por exemplo, como um antisialogogo, um agente antivagal, um antídoto para intoxicação por organofosforados, carbamatos ou cogumelos muscarínicos, e para tratar bradicardia sintomática.
Qual o princípio de atuação da atropina como antídoto?
Como antídoto, a Atropina antagoniza as ações dos inibidores da colinesterase, diminuindo as secreções salivar e brônquica e o estreitamento dos brônquios.
É um efeito da atropina no homem?
A atropina pode causar aumento dos batimentos cardíacos; boca seca; pele seca; prisão de ventre; dilatação das pupilas; diminuição do suor; dor de cabeça; insônia; náusea; palpitação; retenção de urina; sensibilidade à luz; tontura; vermelhidão; visão turva; perda do paladar; fraqueza; febre; sonolência; inchaço da ...
Qual o mecanismo de ação da atropina e como ela pode ser utilizada no envenenamento por organofosforados?
Com relação aos antídotos, a atropina age como inibidor competitivo da acetilcolina em nível dos receptores muscarínicos, porém não tem ação nos receptores nicotínicos, que são os existentes na placa motora. Isto explica o fato de que a atropina não impediu o desenvolvimento da miopatia no diafragma.
Onde a atropina atua?
A atropina reduz a função secretória do estômago e intestino, podendo ser utilizada como agente antiespasmódico para distúrbios gastrintestinais e tratamento da úlcera péptica. Em doses mínimas, a atropina inibe a atividade das glândulas sudoríparas, deixando a pele mais seca e quente.
Quais são os recetores da atropina?
Todos os recetores muscarínicos (M1 a M5) são passíveis de serem bloqueados pela ação da atropina: os existentes nas glândulas exócrinas, músculos liso e cardíaco, gânglios autônomos e neurônios intramurais. A atropina quase não produz efeitos detetáveis no SNC nas doses usadas na prática clínica.
Qual a dose recomendada para atropina?
*A administração endotraqueal de atropina pode ser usada em pacientes sem acesso venoso, a dose recomendada é de 1,0 a 2,0 mg diluídos para um total que não exceda 10 ml de solução aquosa ou salina normal. O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo.
Qual o sulfato de atropina?
Sulfato de Atropina Temperatura ambiente (15°-30°C). A Atropina é antídoto (dos inibidores da colinesterase, dos inseticidas organofosforados); antiespasmódico; antiarrítmico [alcaloide da beladona; amina terciária; anticolinérgico; antimuscarínico; sulfato de Atropina].
Quais os efeitos da atropina no SNC?
A atropina quase não produz efeitos detetáveis no SNC nas doses usadas na prática clínica. Em doses terapêuticas (0,5 a 1,0 mg), a atropina causa apenas excitação vagal suave em consequência da estimulação da medula e centros cerebrais superiores.