O que observar em uma visita domiciliar?
Índice
- O que observar em uma visita domiciliar?
- Quais são os tipos de visita domiciliar?
- O que o assistente social faz na visita domiciliar?
- O que não pode faltar na visita domiciliar?
- Quem é responsável pela visita domiciliar?
- O que é uma visita meio?
- Quais são os objetivos da visita domiciliar na estratégia Saúde da Família?
- Quais são os objetivos da visita domiciliar e busca ativa?
- Como foi realizada a visita domiciliar?
- Qual a importância da visita domiciliar na saúde da família?
- Qual o papel da enfermagem na visita domiciliária?
- Qual a finalidade da assistência domiciliar?
O que observar em uma visita domiciliar?
Durante a realização da VD, o profissional de saúde deverá manter uma observação atenta durante todo o percurso até o domicílio a ser visita- do. Observar aspectos da rua, do entorno da casa, iluminação, saneamen- to básico, equipamentos sociais, grau de segurança das residências, entre outros fatores.
Quais são os tipos de visita domiciliar?
Conforme Oliveira e Berger(6) existem quatro diferentes classi- ficações, são elas: a visita chamada, que é um atendimento realizado na casa do indivíduo ou família, por este ou esta possuir algum tipo de limitaçãod ; as visitas periódicas, que são feitas para indivíduos ou famílias que ne- cessitam de acompanhamento ...
O que o assistente social faz na visita domiciliar?
A visita domiciliar do assistente social é uma atividade que faz parte de uma estratégia para aproximação dos serviços com a família atendida. ... Vale destacar que a ética pressuposta no acompanhamento das famílias implica no sigilo das informações escutadas e observadas pelo visitador em cada residência.
O que não pode faltar na visita domiciliar?
O que não pode faltar na Primeira Visita Domiciliar ao Recém Nascido e à sua Família
- Postagem – A Primeira Consulta do Recém-nascido na Atenção Primária.
- Postagem – A Consulta do Segundo Mês do Bebê: o que não pode faltar.
- Postagem – A Consulta do Quarto Mês do Bebê: o que não pode faltar.
Quem é responsável pela visita domiciliar?
Ao enfermeiro cabe a ida ao domicílio com o objetivo educativo, centrado na prestação de cuidados mais direcionados, sejam educativos, preventivos de acordo com o levantamento epidemiológico da área de abrangência da unidade de saúde da família, ou assistencial/curativo.
O que é uma visita meio?
8. VISITA FIM X MEIO VISITA Duas formas de visita: A visita domiciliar fim: com objetivos específicos de atuação, A visita domiciliar meio: na qual realiza-se a busca ativa, promoção e prevenção da saúde.
Quais são os objetivos da visita domiciliar na estratégia Saúde da Família?
A atenção às famílias e à comunidade é o objetivo central da visita domiciliar, sendo entendidas, família e comunidade, como entidades influenciadoras no processo de adoecer dos indivíduos, os quais são regidos pelas relações que estabelecem nos contextos em que estão inseridos.
Quais são os objetivos da visita domiciliar e busca ativa?
A sua visita tem um único objetivo: coletar dados e reunir informações que possibilitem acessos futuros, proporcionados pelo Município e outros programas sociais do Estado. O trabalho do Visitador Social por meio da visita domiciliar é fundamental.
Como foi realizada a visita domiciliar?
II - Descrição: Relatamos que foi realizada visita domiciliar pelas técnicas assistente social, psicóloga e estagiária de assistência sicial no dia 16 de abril 2013 na residência do Sr. J F, este, reside no Município de Ijuí, na localidade de Faixa Velha. O caminho até lá é de fácil acesso, a estrada de chão e bem empedrada e não muito longa.
Qual a importância da visita domiciliar na saúde da família?
A VISITA DOMICILIAR NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS Edirlei Machado dos Santos¹, Sandra Helena Gomes Morais² RESUMO: A visita domiciliar é, atualmente, um instrumento essencial para a prática das ações no nível primário de assistência a saúde, em especial, na Estratégia Saúde da Família.
Qual o papel da enfermagem na visita domiciliária?
RESUMO: A visita domiciliar é uma situação comum no cotidiano da enfermagem na ESF, sendo realizada no local de moradia favorecendo um espaço de construção coletiva da equipe de saúde. Dessa forma objetiva-se descrever o papel da enfermagem na visita domiciliária como instrumento de humanização.
Qual a finalidade da assistência domiciliar?
A assistência domiciliar, no atual cenário das polí- ticas de saúde, especificamente no contexto do ESF, ao utilizar a VD como instrumento de trabalho, é carac- terizada pelo desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e reabilitação à saúde do indivíduo e família.