Quando uma oração deve ser considerada subordinada?
Quando uma oração deve ser considerada subordinada?
Orações subordinadas são aquelas que possuem a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios de uma outra oração. Vamos analisar o seguinte período: ... - A primeira oração possui a informação principal do período e, além disso, não possui uma função sintática em realção a outra .
Como identificar uma oração coordenada é subordinada?
Orações Coordenadas são aquelas que são independentes uma da outra pois não exercem funções sintáticas entre elas. Orações subordinadas são aquelas que exercem função sintática sobre a oração principal, completando seu sentido e sendo dependentes dela.
Qual a função da oração subordinada?
Oração subordinada substantiva apositiva. É aquela que exerce a função de aposto de um termo da oração principal. Exemplos: Esse era meu maior receio: que você não aceitasse meu pedido de casamento. (Oração principal + oração subordinada substantiva apositiva) Não consigo aceitar uma coisa: você não ter comparecido à festa ...
Por que temos duas orações?
Temos duas orações: uma constituída pela oração principal (a professora disse) e outra que se define pela oração subordinada substantiva objetiva direta (que precisava de ajuda). Em face desses pressupostos, como há a presença da conjunção integrante, afirmamos que se trata de uma oração subordinada substantiva desenvolvida.
Qual a classificação da oração em destaque?
A oração em destaque se classifica como uma oração subordinada adverbial temporal. Entrando na escola soube do acontecido. Agora estamos diante de uma oração subordinada adverbial reduzida de gerúndio. Não pare agora...
Qual a função da oração principal?
(Oração principal com verbo trans. indireto + oração subordinada substantiva objetiva indireta) É aquela que exerce a função de complemento nominal de algum termo da oração principal. Tenho medo de dirigir à noite.