Como descrever exame Papanicolau?
Índice
- Como descrever exame Papanicolau?
- Como descrever exame ginecológico normal?
- O que é o colo do útero?
- Quais os cuidados antes de fazer o preventivo?
- O que avaliar no exame preventivo?
- É normal ginecologista fazer exame de toque?
- Como é feito o exame de lâmina?
- Qual o objetivo do exame de Papanicolau?
- Quando é recomendado o teste de Papanicolau?
- Como se preparar para o papanicolau?
- Quais são os resultados anormais encontrados no Papanicolau?

Como descrever exame Papanicolau?
Ouça em voz altaPausarÉ um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.
Como descrever exame ginecológico normal?
Como é o exame físico ginecológico?
- iniciando-se pela avaliação das mamas,
- seguido do exame do abdome,
- da avaliação da genitália externa (a vulva),
- e por fim realiza-se o exame especular e o toque vaginal (ambos exames da genitália interna, vagina, útero e ovários).
O que é o colo do útero?
Ouça em voz altaPausarO colo uterino é a porção fibromuscular inferior do útero e serve para fazer a transição entre a vagina e o corpo do útero.
Quais os cuidados antes de fazer o preventivo?
Ouça em voz altaPausarQuais os cuidados para a realização do exame preventivo? Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada).
O que avaliar no exame preventivo?
O exame de papanicolau é feito com o objetivo de identificar alterações no útero, que podem incluir:
- Infecções vaginais, como tricomoníase, candidíase ou vaginose bacteriana por Gardnerella vaginalis;
- Doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia, gonorreia, sífilis ou HPV;
- Câncer de colo do útero;
É normal ginecologista fazer exame de toque?
Ouça em voz altaPausarO ginecologista pode tocar minhas mamas? Sim. Além do toque vaginal, a rotina inclui exame das mamas para detectar nódulos ou corpos estranhos. O médico faz um toque com a palma do mão nas laterais dos seios e uma leve pressão com os dedos nos mamilos para detectar, por exemplo, secreções que indicam câncer de mama.
Como é feito o exame de lâmina?
Ouça em voz altaPausarCom o uso de uma espátula especial e de uma escova endocervical, é possível colher amostras do tecido uterino para analisar possíveis lesões presentes. O material coletado é colocado em uma lâmina e levado para análise em laboratório.
Qual o objetivo do exame de Papanicolau?
O objetivo do exame de Papanicolau é colher algumas amostras de células da região do óstio cervical e ao redor do colo uterino, de forma a obter células da ectocérvice, endocérvice, zona de transformação e JEC. Essas células colhidas são enviadas para um laboratório para que possam ser estudadas em um microscópio por um patologista.
Quando é recomendado o teste de Papanicolau?
Se, entretanto, a paciente tiver um tipo agressivo de vírus HPV, o teste de Papanicolau pode ser feito com intervalos curtos de até 6 meses. Em alguns países, o primeiro exame de Papanicolau só é recomendado após os 21 anos de idade, mesmo para mulheres que já inciaram a vida sexual na adolescência.
Como se preparar para o papanicolau?
Para entender como se preparar para o Papanicolau e aprender mais sobre o processo, leia os passos abaixo. Certifique-se de que seu exame não será no dia da sua menstruação.
Quais são os resultados anormais encontrados no Papanicolau?
De todos os resultados anormais encontrados no Papanicolau, o ASCUS é o mais comum. Ele ocorre em cerca de 2 a 3% dos exames. O ASCUS indica uma atipia, ou seja, uma alteração nas características normais das células escamosas, sem, porém, apresentar qualquer sinal claro de que possam haver alterações pré-malignas.