É possível construir um triângulo equilátero usando apenas?

Índice

É possível construir um triângulo equilátero usando apenas?

É possível construir um triângulo equilátero usando apenas?

Veremos a seguir duas formas de construir (ou desenhar) um triângulo equilátero utilizando apenas régua e compasso. A primeira construção será feita a partir de um lado dado do triângulo; a outra construção será a partir de uma circunferência dada, circunscrita ao triângulo.

Como desenhar um triângulo isósceles?

Desenhe um arco comprido que cruze cada um de seus vetores — você também pode desenhar dois pequenos arcos nesses cruzamentos. Desenhe a base. Com uma régua ou um escalímetro, faça uma linha conectando os pontos em que o arco se cruza com os dois vetores. A figura resultante é um triângulo isósceles.

Como se constrói um triângulo equilátero?

Passo a passo:

  1. 1º) Utilizando uma régua, desenhe uma reta suporte.
  2. 2º) Defina um ponto nessa reta suporte, ele será um dos vértices do seu triângulo.
  3. 3º) Utilizando o compasso, transfira o lado dado sobre a reta suporte, marque esse outro ponto.

Como fazer um triângulo?

Agora é hora de fazer um triângulo, ligando a parte de baixo dos dois tracinhos que você fez no passo anterior à base do círculo que você desenhou no primeiro passo. Neste penúltimo passo você deve fazer duas linhas, partindo dos dois traços que você desenhou no passo 4.

Quanto maior será o triângulo?

Quanto maiores os lados, maior será o triângulo. Se você não tem acesso a um compasso ou transferidor, é possível usar um objeto com base circular para desenhar o arco em seu lugar. Essencialmente, este método é idêntico ao que utiliza um compasso, mas você deve usá-lo com inteligência.

Qual será a ponta superior do triângulo?

Este será o ápice (a ponta superior) do triângulo, que deverá estar posicionado exatamente no centro do segmento de linha que foi desenhado. Agora, você poderá desenhar duas linhas retas que chegam neste ponto: uma de cada lado do segmento de linha inferior.

Por que o arco se cruza com o triângulo?

Cuidadosamente, passe a ponta do lápis do compasso de modo que o novo arco se cruze com aquele que foi desenhado anteriormente. Marque o ponto no qual ambos os arcos se cruzam. Este será o ápice (a ponta superior) do triângulo, que deverá estar posicionado exatamente no centro do segmento de linha que foi desenhado.

Postagens relacionadas: