O que fazer quando a sonda de alimentação entope?
Índice
- O que fazer quando a sonda de alimentação entope?
- O que fazer quando a sonda entupir?
- Como desentupir a sonda de gastrostomia?
- Como desobstruir a sonda vesical?
- Como limpar a sonda de gastrostomia?
- Quando a sonda saiu do lugar?
- O que pode obstruir sonda vesical?
- Como deve ser a alimentação para sonda?
- Por que optar por sondas no trato gastrointestinal?
- Como limpar o frasco da sonda?
- Quais são os sinais de obstrução da sonda nasoenteral?
O que fazer quando a sonda de alimentação entope?
Ouça em voz altaPausarO que fazer quando houver obstrução da sonda nasoenteral? – Comunicar a equipe responsável e verificar a possibilidade de tentar a desobstrução utilizando água sob pressão, água morna, pastilha de vitamina C ou solução de bicarbonato.
O que fazer quando a sonda entupir?
Ouça em voz altaPausarEm caso de obstrução (entupimento), rachadura, furo, perda ou saída parcial da sonda, o cuidador deverá comunicar o SAD ou outro serviço que lhe for indicado, guardando a sonda, lavada com água e sabão e seu guia metálico, para que o enfermeiro verifique se podem ser reaproveitados.
Como desentupir a sonda de gastrostomia?
Ouça em voz altaPausarA forma de se tentar desobstruir a sonda é tentando injetar água (com temperatura de morna para quente) pela via obstruída!
Como desobstruir a sonda vesical?
Desobstrução de sonda vesical.
- Confirme o paciente e o procedimento a ser realizado;
- Reúna o material e leve ao quarto do paciente;
- Explique o procedimento ao paciente / acompanhante;
- Posicione o biombo e feche a porta do quarto;
- Higienize as mãos;
- Calce as luvas de procedimento;
- Posicione o paciente em decúbito dorsal;
Como limpar a sonda de gastrostomia?
Ouça em voz altaPausarA área da GTT deve ser limpa diariamente com sabão neutro, água morna e gaze. Pode ser necessário deslizar o cogumelo externo de fixação para melhorar a visão do orifício e limpeza de sujidades. Uma vez por semana, gire o tubo em torno do próprio eixo. Isto facilita o processo de limpeza.
Quando a sonda saiu do lugar?
Ouça em voz altaPausarCom a saída do cateter para alimentação em 48 a 72 horas o orifício se fechará o que pode dificultar o posicionamento de novo cateter e a impossibilidade de alimentar o paciente caso não haja outra via. Não existe risco de vida com a perda inadvertida ou retirada programada.
O que pode obstruir sonda vesical?
Ouça em voz altaPausarAs pedras ou cálculos se formam devido à presença de um corpo estranho, que no caso é a sonda vesical de demora. Existem também algumas bactérias associadas à formação de cálculos vesicais, que são fragmentadoras de ureia, sendo a bactéria mais frequentemente associada à Proteus mirabilis.
Como deve ser a alimentação para sonda?
Veja algumas sugestões de como deve ser a alimentação para sonda. Sempre que for necessário administrar remédios, deve-se triturar bem o comprimido e misturar na comida ou na água que será administrada. Porém, é aconselhado não misturar medicamentos na mesma seringa, já que alguns poderão ser incompatíveis.
Por que optar por sondas no trato gastrointestinal?
Costuma-se optar por sondas posicionadas na parte funcional mais alta do trato gastrointestinal, a fim de preservar a funcionalidade do máximo de estruturas possíveis.
Como limpar o frasco da sonda?
»Após administrar cada frasco da dieta, correr pela sonda cerca de 20 ml de água filtrada ou fervida (temperatura ambiente) para evitar acúmulo de resíduos e entupimento da sonda; »Manter a pinça da sonda fechada, quando não estiver em uso;+ -
Quais são os sinais de obstrução da sonda nasoenteral?
Entre as complicações mecânicas mais comuns, a obstrução pode ocorrer devido a lavagem incorreta da sonda após a infusão de fórmula nutricional e medicamentos, dobramento e nó na sonda, ou mesmo uso de dietas com densidade calórica de 2,0kcal/ml, com alta viscosidade ou ricas em fibras. Quais são os sinais de obstrução da sonda nasoenteral?