Como as atividades humanas podem promover ou desencadear deslizamentos de massas?

Índice

Como as atividades humanas podem promover ou desencadear deslizamentos de massas?

Como as atividades humanas podem promover ou desencadear deslizamentos de massas?

Atividades humanas como cortes em talude, aterros, depósitos de lixo, modificações na drenagem, desmatamentos, entre outras, têm aumentado a vulnerabilidade das encostas para a formação desses processos (iii).

O que favorece a ocorrência dos movimentos do corpo?

As condições que favorecem os movimentos de massa dependem principalmente da estrutura geológica, da declividade da vertente (forma topográfica), do regime de chuvas (em especial de episódios pluviais intensos), da perda de vegetação e da atividade antrópica, bem como pela existência de espessos mantos de intemperismo, ...

O que é movimentos gravitacionais de massa?

Esses movimentos caracterizam-se pela dissipação de significativa quantidade de energia e pelo deslocamento de grandes massas de materiais terrestres, como rochas, solo, e por vezes troncos de árvores, sob a ação da gravidade. ...

O que deve ser feito para evitar a erosão do solo?

Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.

Como ocorrem os movimentos de massa?

Eventualmente, observamos nos noticiários e em nosso cotidiano diversos acontecimentos relacionados com os movimentos de massa. Em alguns casos, verdadeiras catástrofes, como os deslizamentos de terra, acontecem em função desse fenômeno que, apesar de ser natural, pode ser intensificado pela ação humana.

Qual o estágio dos movimentos de massa?

Há um aumento da razão de deslocamento, seguido da diminuição progressiva de velocidade; iv) Estágio de reativação: Acontece quando uma massa de solo desliza ao longo de uma superfície de ruptura pré-existente. Figura 2.1 – Estágios dos movimentos de massa (Mod. Leroueil et al.,1996).

Qual a utilidade de um movimento de massa específico?

(2014) indicam que o termo selecionado para um movimento de massa específico deve representar o foco particular do pesquisador, e que, por exemplo, uma classe definida como complexa não tem utilidade porque quase todos os movimentos de massa são complexos.

Qual a proposta para a classificação dos movimentos de massa?

Há algumas propostas para adequar a classificação dos movimentos de massa a ambientes tropicais, como é o caso do Brasil. Ainda segundo ela, foi Augusto Filho que, ao revisar a proposta de classificação de Varnes, ajustou as características dos principais grandes grupos de processos de escorregamento à dinâmica ambiental brasileira.

Postagens relacionadas: