O que é e como funciona a Justiça Restaurativa?
Índice
- O que é e como funciona a Justiça Restaurativa?
- Como se desenvolve a Justiça Restaurativa?
- Quais são os princípios da Justiça Restaurativa?
- O que é Justiça Restaurativa CNJ?
- É o objetivo principal da Justiça Restaurativa?
- Quando começou a prática Justiça Restaurativa no Brasil?
- Quais são os principais objetivos da Justiça Restaurativa?
- Quais são os valores da Justiça Restaurativa?
- Qual o objetivo da Justiça Restaurativa?
- Como funciona a justiça restaurativa no Brasil?
- Como funciona a justiça restaurativa no Distrito Federal?
- Qual a diferença entre a justiça restaurativa e a conciliação?
- Qual é a justiça retributiva?
O que é e como funciona a Justiça Restaurativa?
A Justiça Restaurativa baseia-se num procedimento de consenso, em que a vítima e o infrator, e, quando apropriado, outras pessoas ou membros da comunidade afetados pelo crime, como sujeitos centrais, participam coletiva e ativamente na construção de soluções dos traumas e perdas causados pelo crime.
Como se desenvolve a Justiça Restaurativa?
Costumo dizer que Justiça Restaurativa é uma prática que está buscando um conceito. Em linhas gerais poderíamos dizer que se trata de um processo colaborativo voltado para resolução de um conflito caracterizado como crime, que envolve a participação maior do infrator e da vítima.
Quais são os princípios da Justiça Restaurativa?
“A Justiça Restaurativa se ergue sobre três pilares ou elementos simples: os danos e as consequentes necessidades (de vítimas em primeiro lugar, mas também da comunidade e dos ofensores); as obrigações (do ofensor, mas também da comunidade) que advêm do dano (e que levaram ao dano); e o engajamento daqueles que detêm ...
O que é Justiça Restaurativa CNJ?
A Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato são solucionados ...
É o objetivo principal da Justiça Restaurativa?
O principal objetivo da Justiça Restaurativa é restaurar os envolvidos no conflito e a relação quebrada por ele.
Quando começou a prática Justiça Restaurativa no Brasil?
A justiça restaurativa é um modelo de solução de conflitos desenvolvido a partir da década de 1970 em países como Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Argentina, Colômbia e Brasil, entre outros. Atribui-se a autoria deste termo a Albert Eglash, um psicólogo que trabalhava com detentos.
Quais são os principais objetivos da Justiça Restaurativa?
O objetivo de todas as práticas restaurativas é a satisfação de todos os envolvidos. Busca-se responsabilizar ativamente todos os que contribuíram para a ocorrência do evento danoso, alcançar um equilíbrio de poder entre vítima e ofensor, revertendo o desvalor que o crime provoca.
Quais são os valores da Justiça Restaurativa?
Os três elementos centrais da justiça restaurativa são a reparação-satisfação da vítima, a conscientização e, por conseguinte, a responsabilização do ofensor e sua reconciliação com a comunidade.
Qual o objetivo da Justiça Restaurativa?
O objetivo de todas as práticas restaurativas é a satisfação de todos os envolvidos. Busca-se responsabilizar ativamente todos os que contribuíram para a ocorrência do evento danoso, alcançar um equilíbrio de poder entre vítima e ofensor, revertendo o desvalor que o crime provoca.
Como funciona a justiça restaurativa no Brasil?
Em funcionamento há cerca de 10 anos no Brasil, a prática da Justiça Restaurativa tem se expandido pelo país. Conhecida como uma técnica de solução de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores, a prática tem iniciativas cada vez mais diversificadas e já coleciona resultados positivos.
Como funciona a justiça restaurativa no Distrito Federal?
Pioneiro na implantação do método no país, o juiz Asiel Henrique de Sousa, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) explica, na entrevista abaixo, como funciona essa prática e compartilha alguns bons resultados da aplicação da Justiça Restaurativa no Distrito Federal. O que significa Justiça Restaurativa?
Qual a diferença entre a justiça restaurativa e a conciliação?
Em São Paulo e no Rio Grande do Sul, por exemplo, há juízes com larga experiência na Justiça Restaurativa com adolescentes, por meio de um processo circular e desritualizado, mais lúdico. Qual é a diferença da Justiça Restaurativa e da conciliação?
Qual é a justiça retributiva?
Um desses procedimentos, que se manifesta de maneira hegemônica, é a denominada justiça retributiva, a qual, quando manejada de maneira exclusiva, não fornece os elementos necessários para a produção de uma atividade-fim do Direito, que é a realização concreta de justiça.