Como trabalhar a afetividade na sala de aula?

Índice

Como trabalhar a afetividade na sala de aula?

Como trabalhar a afetividade na sala de aula?

O professor deve conhecer seus alunos não somente no cognitivo, mas, também, no emocional. Conhecer e entender a criança para melhor trabalhar suas emoções é para o profissional uma tarefa difícil quando não se tem um preparo adequado para lidar com os conflitos emocionais em sala de aula.

Como a afetividade do professor pode contribuir nas descobertas de fatores que atrapalham a aprendizagem?

A interação entre professor e aluno ultrapassa os limites profissionais, escolares e o ano letivo. É uma relação que deixa marcas positivas ou negativas, por isso o educador deve sempre usar a afetividade e o dialogo como forma de construção do espaço escolar facilitando assim a construção do conhecimento.

Como o afeto influência na aprendizagem?

As relações sujeito e objeto do conhecimento a afetividade se fazem presentes na mediação sutil que incentiva a empatia, a curiosidade, capaz de fazer a criança avançar em suas hipóteses no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Nesse sentido razão e emoção não se dissociam, visto que uma não acontece sem a outra.

Qual o papel da afetividade na aprendizagem?

Nos momentos de aprendizagem, a afetividade vem como compromisso do professor em atentar ao seu aluno e criar meios para que aconteça um aprendizado efetivo e significativo. Esse comprometimento é um ato afetivo, se não com o aluno, em respeito a sua opção profissional.

Qual o fator do afeto nas salas de aula?

Diante disso se destaca a seguintequestão: “É possível ser profissionalmente afetivo ao lidar com situações de aprendizagem nas salas de aula? ” Falar do afeto como fator do fazer pedagógico é dar sentido às formas de propor atividades e na realização das mesmas.

Como professores atuaram em salas de aula?

Durante décadas professores atuaram em salas de aula sem talvez não se atentarem para os aspectos afetivos e essa invisibilidade do afeto ainda se mostra presente nas relações educador/educando e entendemos que considerando o afeto é possível ver que esse contribui favoravelmente na aprendizagem dos alunos.

Como trabalhar com a efetividade na educação infantil?

COMO TRABALHAR COM A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Começa o período da tarde. A professora entra na sala. Bagunça. Várias crianças falam ao mesmo tempo. Cadernos voam. Um aluno bate com a carteira no chão. A professora grita: “Vamos fazer silêncio, gente!”. Ruidosamente, os alunos tomam seus lugares.

Postagens relacionadas: