Como se desenvolve o ceratocone?

Índice

Como se desenvolve o ceratocone?

Como se desenvolve o ceratocone?

O ceratocone é causado por uma diminuição dos antioxidantes que protegem a nossa córnea. Se o nível de antioxidantes é baixo, o colágeno enfraquece e a córnea fica para fora. E quando a córnea sofre qualquer alteração na sua transparência e curvatura, isso pode acabar comprometendo a nossa visão.

Como melhorar ceratocone?

Em fases iniciais do ceratocone, é possível corrigi-lo com lentes de contato e óculos. Em vários pacientes, essa medida tem a capacidade de melhorar as irregularidades e oferecer visão mais satisfatória. As lentes costumam ter resultados melhores do que os óculos.

Quem pode ter ceratocone?

Ao contrário de muitas doenças oftalmológicas, o ceratocone costuma surgir na infância, na adolescência ou no princípio da vida adulta. É um problema hereditário que afeta de 1 a 2% dos brasileiros nessa faixa etária.

O que provoca o ceratocone?

O aumento da curvatura corneana leva ao aparecimento ou à piora da miopia e/ou astigmatismo, levando à visão “borrada”, trocas constantes do grau dos óculos, imagens fantasmas, aumento da sensibilidade à luz e presença de halos noturnos.

O que o ceratocone pode causar?

Alterações na transparência e curvatura da córnea podem comprometer a visão. O defeito do ceratocone impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia.

Quando o ceratocone estabiliza?

Em geral, o ceratocone começa na adolescência e pode acompanhar o paciente ao longo dos anos. Mas, entre os 30 e 40 anos de idade, a doença costuma se estabilizar e deixar de evoluir em 95% dos casos em que o ceratocone é progressivo.

Como saber o grau de ceratocone?

O ceratocone pode ser diagnosticado como de grau I (incipiente), grau II (moderado), grau III (alto) e grau IV (avançado), entretanto atualmente alguns especialistas consideram também grau V (extremo).

Quem tem ceratocone pode ficar cego?

Em condições muito avançadas e de cegueira, a única solução possível é o transplante de córnea. O ceratocone é uma doença que pode deixar você cego. Porém, isso só acontece em casos avançados e sem acompanhamento médico, de modo que realizar o tratamento é fundamental para manter a qualidade de vida.

Quem tem ceratocone pode ser considerado deficiente visual?

Mas resta uma pergunta, então todo paciente portador de ceratocone seria um deficiente visual? A resposta é não.

Como se trata o ceratocone?

O ceratocone é uma doença ocular que causa a deformação progressiva da curvatura da córnea. Veja os sintomas, tratamentos e se existe cura.

Qual a melhor opção para o ceratocone avançado?

Em alguns casos de ceratocone avançado, a única opção viável de tratamento é um transplante de córnea, também chamado de ceratoplastia penetrante (PK ou PKP). Pode levar vários meses para que sua visão se estabilize após um transplante de córnea, e é provável que você precise de óculos ou lentes de contato depois para ver claramente.

Como é o diagnóstico definitivo do ceratocone?

O diagnóstico definitivo do ceratocone é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topografia corneana (exame que mostra em imagem o formato preciso da córnea). A evolução do ceratocone é quase sempre progressiva com aumento do astigmatismo, mas pode estacionar em determinados casos.

Quais os tratamentos para o ceratocone progressivo?

Os tratamentos para o ceratocone progressivo incluem: 1. Reticulação da córnea Esse procedimento, também chamado de reticulação do colágeno corneano ou CXL, fortalece o tecido da córnea para interromper o abaulamento da superfície do olho no ceratocone.

Postagens relacionadas: