Como desobstruir sonda de Jejunostomia?

Índice

Como desobstruir sonda de Jejunostomia?

Como desobstruir sonda de Jejunostomia?

A forma de se tentar desobstruir a sonda é tentando injetar água (com temperatura de morna para quente) pela via obstruída!

Como desobstruir a sonda?

Em caso de desobstrução da SNE não há consenso na literatura em relação a melhor opção de tratamento, encontra-se a possibilidade de utilização de água morna a 37ºC ou em temperatura ambiente, uso de bicarbonato e enzimas pancreáticas.

Quando a sonda entope o que fazer?

Em caso de obstrução (entupimento), rachadura, furo, perda ou saída parcial da sonda, o cuidador deverá comunicar o SAD ou outro serviço que lhe for indicado, guardando a sonda, lavada com água e sabão e seu guia metálico, para que o enfermeiro verifique se podem ser reaproveitados.

Como higienizar sonda Gastrica?

Aplique 30 ml de água filtrada antes e após cada utilização, para assepsia. Injete com cuidado para que a pressão da água não rompa a sonda. Limpe também a parte externa do tubo, com gaze, água e álcool 70%, pelo menos, uma vez ao dia.

Quanto tempo pode viver uma pessoa com sonda?

Cerca de 30 dias depois de iniciar a alimentação, 22 por cento dos participantes morreram e, após um ano, apenas 50 por cento ainda estavam vivos. Conforme os relato, entre os que sobreviveram pelo menos 60 dias, a alimentação por sonda pareceu não ter causado efeito relevante na saúde.

Como limpar uma sonda para urinar?

O tubo da sonda deve ser lavado com água e sabão pelo menos três vezes por dia, evitando a proliferação de bactérias. Não deixe o saco coletor em contato com o chão. Se o paciente precisar se locomover, a bolsa deve ser envolvida em um saco plástico, para evitar a contaminação.

Quanto tempo um paciente pode ficar com uma sonda nasogástrica?

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Como lavar a sonda?

Após alimentar a pessoa é importante lavar a seringa e colocar, pelo menos, 30 ml de água na sonda para lavar o tubo e impedir que fique entupida. No entanto, caso ainda não se tenha dado água pela sonda, pode-se lavar a sonda com cerca de 70 ml para evitar desidratação.

Postagens relacionadas: