O que diz a Bncc sobre afetividade na educação infantil?
O que diz a Bncc sobre afetividade na educação infantil?
O objetivo da pedagogia afetiva dialoga muito bem com uma das metas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo a BNCC: ... As relações afetivas não possuem idade e devem existir em todos os seres humanos, sejam eles crianças, adolescentes, adultos ou idosos.
O quê Wallon diz sobre a afetividade?
O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.
Como estimular a afetividade na educação infantil?
Uma boa ideia para estimular a afetividade na Educação Infantil é promover uma roda de conversa com as crianças. Isso pode acontecer sempre em um momento específico da rotina, como logo no início da aula. Além de aproximar alunos e professores, também é um momento em que a relação entre as crianças pode ser fortalecida.
Quais são os aspectos da afetividade e educação infantil?
8 INTRODUÇÃO A afetividade e Educação Infantil tem sido bastante considerada por ajudar as crianças a se sentirem acolhidas, seguras e amadas por todos naquele ambiente, aparentemente, estranho. Esse acolhimento tende a desenvolver nestes infantes os aspectos afetivos, cognitivos e sociais.
Como trabalhar a afetividade na infância?
A escola tem um papel muito importante na vida dos pequenos na primeira infância, por isso é importante trabalhar a afetividade na Educação Infantil. Esta etapa – faixa de idade que vai do zero aos seis anos – é conhecida como uma fase importantíssima para o desenvolvimento infantil por ser cheia de aprendizados.
Qual é a afetividade na aprendizagem?
A afetividade é sentimento, não se limitando apenas a isto, no campo do desenvolvimento da aprendizagem da criança é um elemento chave para o seu desenvolvimento cognitivo. O afeto é uma arma que o professor pode utilizar em sala de aula para que as crianças aprendam eficazmente, evoluam no processo de aprendizagem.