O que estimula a neuroplasticidade?

Índice

O que estimula a neuroplasticidade?

O que estimula a neuroplasticidade?

Hábito da leitura, praticar atividades físicas, alimentação saudável, aprender outros idiomas, aprender instrumentos musicais, são fatores que estimulam a sinaptogênese e neurogênese (neuroplasticidade em geral) permitindo com que esse indivíduo tenha uma capacidade e habilidade mais rápido de aprendizado [1,2,5,6].

Quais são os tipos de plasticidade?

Existem cinco tipos de plasticidade neural: plasticidade axônica, dendrítica, somática, sináptica e regeneração. Existe uma etapa da vida em que há um período de maior neuroplasticidade, chamado período crítico, que ocorre por meio da plasticidade axônica ou ontogenética.

O que a plasticidade cerebral é capaz de fazer no paciente acometido pelo AVC?

Neuroplasticidade é a capacidade dos neurônios de alterar suas funções, seu perfil químico e sua estrutura, sendo fundamental para a facilitação da recuperação da lesão ocorrida no sistema nervoso central1.

Como criar novos caminhos neurais?

Fazer novas conexões neurais depende da experiência e do ambiente de um indivíduo. “Podemos melhorar a neuroplasticidade por meio de exercícios, nutrição equilibrada, evitar agentes tóxicos, como excesso de álcool ou tabaco, e nos envolver em situações cognitivas exigentes e novas”, diz Krupp.

Postagens relacionadas: