Por que os IECA causam tosse?

Índice

Por que os IECA causam tosse?

Por que os IECA causam tosse?

A tosse é ocasionada devido a uma enzima análoga à ECA (enzima conversora de angiotensina) que é a responsável pela degradação de bradicinina no trato respiratório. Com isso, os níveis de bradicinina aumentam e provocam o sintoma da tosse mediada pelo captopril.

Como bradicinina causa tosse?

A bradicinina também contribui no mecanismo da tosse, de forma direta, através da sensibilização das vias nervosas2.

O que faz a bradicinina?

A bradicinina é um mediador da inflamação. A sua atividade vasodilatadora e permeabilizadora facilita a migração dos leucócitos para o tecido afetado a partir do sangue. Tem um importante papel na iniciação e manutenção da dor.

Como é a tosse causada pelo enalapril?

Sim, enalapril pode causar tosse. É um efeito colateral possível do Enalamed (maleato de enalapril), portanto, esse remédio pode ser o causador dos seus sintomas. Converse com o seu médico sobre a possibilidade de troca desse anti-hipertensivo por outro que não possua esse efeito adverso.

Qual Anti-hipertensivo tem como um dos efeitos adversos a tosse?

De acordo com o I posicionamento brasileiro sobre HAR, os inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (IECAs) associados a outros anti- hipertensivos são eficazes e têm boa tolerância clínica. Segundo a literatura, o efeito adverso tosse em pacientes que usam IECA ocorre em 5 a 20% deles.

Qual o remédio de pressão que causam tosse?

Alguns exemplos de medicamentos que podem causar tosse são os seguintes:

  • Captopril, enalapril e similares, usados para pressão alta.
  • Beta-bloqueadores (propanolol e outros) também usados para pressão alta, enxaqueca e glaucoma.

Qual hipertensivo causa tosse?

Alguns medicamentos usados para tratamento de pressão alta (captopril, enalapril, propanolol) podem dar tosse.

Qual o remédio para pressão alta que não causa tosse?

Uma outra classe de medicamentos com efeitos semelhantes a estes, porém sem o efeito colateral de tosse seca, são os antagonistas do receptor da angiotensina que reduzem a pressão arterial por impedirem os efeitos do hormônio angiotensina,e incluem os medicamentos losartana, valsartana, candesartana e telmisartana.

O que é bradicinina e qual sua principal função?

A bradicinina é um peptídeo vasoativo que é formado como um produto final do sistema calicreína-quinina. Esse sistema ajuda a contrabalançar as propriedades vasoconstritoras do sistema renina-angiotensina-aldosterona. A bradicinina é o mediador principal da maioria das formas não alérgicas de angioedema.

Qual o papel da histamina e bradicinina no processo inflamatório?

No processo inflamatório, a histamina atua promovendo a vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular e ativação endotelial, sendo seus efeitos mediados pela interação com quatro receptores (H1, H2, H3 e H4).

Qual a causa da tosse?

As partículas no ar podem ser a causa da tosse ou podem piorar o sintoma caso ele seja provocado por outras razões. Fragrâncias fortes como perfumes podem fazer algumas pessoas tossir, mesmo que não irritem outros indivíduos. Mantenha o ar parado.

Quais são as reações da bradicinina?

Lesões teciduais, reações alérgicas, infecções virais e outros fenômenos inflamatórios ativam uma série de reações que geram bradicinina e outros componentes na circulação e nos tecidos. Causando dor, vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular.

Quais são os remédios para a tosse?

Remédios para a tosse costumam combinar dois ingredientes: um expectorante, que solta o muco, e um supressor, que bloqueia o reflexo da tosse. Leia as bulas para escolher o melhor no seu caso.

Como foi a descoberta da bradicinina?

A descoberta da bradicinina foi liderada pelo Dr. Mauricio Rocha e Silva, juntamente com outros pesquisadores no Brasil. Na época eles estavam estudando os efeitos do choque circulatório, principalmente causados por enzimas comumente encontradas no veneno.

Postagens relacionadas: