É possível desfazer uma permuta?
É possível desfazer uma permuta?
É possível desfazer uma permuta imobiliária caso os itens especificados nos contratos não sejam cumpridos pelas partes envolvidas. Se não houver acordo direto entre as partes, o ideal é buscar a ajuda de um advogado especializado para conduzir o processo judicial.
Quem paga a escritura de permuta?
A Lei não estabelece quem deve pagar o ITBI, contudo, pelo costume e pela praxe, normalmente é o comprador quem fica responsável pelo pagamento, uma vez que é o comprador que está adquirindo o imóvel. No caso de permuta, cada um paga o ITBI sobre o imóvel que recebe.
Por que não faz permuta?
Portanto, nestes casos, normalmente não faz permuta”, diz o advogado. Segundo Victor Hugo Souza, a permuta é como se fossem duas vendas simultâneas. “O modelo de contratação é feito via escritura pública, que é levada para o cartório de registros de imóveis para que seja registrado na matrícula para passar o imóvel para o nome do novo proprietário.
Como mudar por conta da permuta?
Famílias que precisam se mudar por conta da localização, como em casos de grandes distâncias entre a moradia e o novo emprego, podem ter grandes benefícios com a permuta. Como a transação é mais rápida, basta você encontrar o imóvel ideal e negociar a troca.
Como fazer a permuta de imóvel?
Para fazer tudo corretamente, recorra a uma escritura pública registrada em cartório. Ela deve conter todos os detalhes da permuta de imóvel, como valor, endereço, dados completos das partes, endereço do imóvel e tributos dos bens.
Por que a permuta é considerada uma troca?
Por isso, a permuta é considerada uma troca e, muitas vezes, não exige nenhum tipo de pagamento extra, levando em conta apenas os valores dos bens que serão trocados. O que é uma facilidade para quem quer se mudar, mas não dispõe de reservas financeiras.