Como desenvolver a orientação temporal?
Índice
- Como desenvolver a orientação temporal?
- O que é orientação espacial e temporal?
- Qual a diferença entre orientação temporal e organização temporal?
- O que é noção temporal?
- Quais são as etapas da orientação temporal?
- O que é o espaço temporal?
- O que é uma orientação espacial?
- O que é uma organização temporal?
- O que significa organização temporal?
- O que é percepção temporal?
- Quais são os aspectos da orientação temporal?
- Quais os aspectos da percepção temporal?
- Quais são as orientações de objetos?
- Como funciona a estruturação espaço-temporal?
Como desenvolver a orientação temporal?
É importante que os educadores tenham em mente que o processo de orientação temporal acontece por partes. Ela começa a ser desenvolvida com a percepção do dia e da noite — claro e escuro. Em seguida, vem a associação do tempo com a rotina e os hábitos cotidianos — café da manhã, almoço e jantar, por exemplo.
O que é orientação espacial e temporal?
É a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.
Qual a diferença entre orientação temporal e organização temporal?
A estruturação espacial nada mais é do que a orientação do corpo no espaço, situando-se para encontrar um determinado objeto ou pessoa. A estruturação temporal é a habilidade de colocar-se e ajeitar-se em função dos diversos acontecimentos, da variação dos períodos de forma inconvertível do tempo.
O que é noção temporal?
As noções temporais favorecem a construção temporal, ou seja, a noção da simultaneidade de acontecimentos. É a partir delas que as crianças começarão a situar-se no tempo. Com base no que foi exposto, é que reafirmamos a importância de se trabalhar a construção das noções espaço-temporais na Educação Infantil.
Quais são as etapas da orientação temporal?
Etapas da estruturação temporal
- Duração — percepção da duração de atividades em relação ao tempo.
- Ordem — se relaciona com a percepção e a memória (antes, durante, depois, agora).
- Sucessão — classificação cronológica (o que vem primeiro).
- Ritmo — associação de ordem, sucessão, duração, alternância.
O que é o espaço temporal?
Para Meur e Staes (1991), a organização temporal é a capacidade de situar-se em função da sucessão dos acontecimentos (antes, após, durante) e da duração dos intervalos (noções de tempo longo e curto; noções de ritmo regular e irregular; noções de cadência rápida e lenta).
O que é uma orientação espacial?
orientação espacial – são atividades em que a criança precisará orientar-se no espaço e, para isso, geralmente são utilizados pontos de referências conhecidos pelas mesmas. São atividades dinâmicas e que exigirão da criança perceber caminhos, relações que ela fez para chegar a determinado lugar.
O que é uma organização temporal?
Para Meur e Staes (1991), a organização temporal é a capacidade de situar-se em função da sucessão dos acontecimentos (antes, após, durante) e da duração dos intervalos (noções de tempo longo e curto; noções de ritmo regular e irregular; noções de cadência rápida e lenta).
O que significa organização temporal?
A Organização Espaço Temporal, é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.
O que é percepção temporal?
Percepção temporal é um campo de estudo dentro da psicologia e da neurociência que se refere à uma experiência subjetiva da vida, o tempo, que pode ser medido por alguém a partir da própria percepção da duração do desenrolar dos acontecimentos.
Quais são os aspectos da orientação temporal?
A Orientação Temporal tem alguns aspectos semelhantes á estruturação espacial. A criança se organiza de acordo com sua rotina (sono/vigília, antes/depois, manhã/tarde e noite). Crianças pequenas lidam com o presente, porém desenvolvem uma compreensão intuitiva de tempo, não relacionada ao relógio ou ao tempo cronológico.
Quais os aspectos da percepção temporal?
LE BOULCH (1992) ressalta dois aspectos da percepção temporal: um qualitativo que envolve ordem e organização e outro quantitativo que diz respeito a itervalos ou períodos de duração. De acordo com MATTOS e NEIRA (2007) todas as nossas ações ocorrem em um determinado tempo e precisam ser organizados dentro dele.
Quais são as orientações de objetos?
– Orientação de objetos (utilizando o espaço tridimensional: o comprimento, a largura e a altura; além da direção voltada para cima, para baixo, para frente, para trás, para direita e para a esquerda); – Aquisição de orientação gráfica. – Classificação lógica ou cronológica (o que vem primeiro?)
Como funciona a estruturação espaço-temporal?
A estruturação espaço-temporal é fundamental para que a criança tenha êxito escolar. Para que isto ocorra (aproximadamente entre os 7 a 8 anos), a criança deve dominar sem dificuldades os problemas de orientação. É fundamental que o esquema corporal esteja sedimentado, pois, a partir do conhecimento de si mesmo, aprende-se o espaço onde se vive.