Como saber se a polpa do dente está inflamada?
Índice
- Como saber se a polpa do dente está inflamada?
- Como matar a polpa do dente?
- Por que a polpa do dente inflama?
- O que acontece quando a polpa do dente morre?
- Como saber se o nervo do dente está inflamado?
- Porque não fazer canal no dente?
- O que pode afetar a polpa do dente?
- Como é o processo inflamatório pulpar?
- Como a polpa se localiza no interior do dente?
- Por que a inflamação do dente pode acabar bem?
- Quais as causas da pulpite dentária?
- Qual a parte mais interna do dente?
Como saber se a polpa do dente está inflamada?
Sintomas de pulpite O principal sintoma de pulpite é a dor no dente em que está havendo a inflamação e que pode ser mais frequente quando a pessoa mastiga ou come alimentos muito quentes ou muito frios. Em alguns casos, a pessoa pode também sentir dor na região próxima ao local da inflamação e inchaço.
Como matar a polpa do dente?
Quando a cárie ultrapassou as camadas superficiais do dente e chegou à polpa, a única saída é fazer o canal, em que nervos são retirados e o conteúdo interno é substituído por um material inerte. Apesar de efetivo, esse tratamento torna o dente vulnerável a fraturas e até exige o uso de próteses no futuro.
Por que a polpa do dente inflama?
As pulpites ocorrem quando se verifica uma agressão ao dente, levando a um aumento de volume da polpa (vasodilatação), em consequência do aumento de fluxo sanguíneo (hiperemia ou congestão pulpar) que tem como objetivo fazer chegar à polpa dentária um maior número de células de defesa e anticorpos, no sentido de ...
O que acontece quando a polpa do dente morre?
“Dente morto é aquele que não tem vitalidade pulpar, que é vulgarmente chamado de nervo”, explica o odontologista. Ou seja, é o que ocorre quando o dente está com o "nervo morto". Essa situação pode decorrer de outros problemas bucais, mas não se desespere!
Como saber se o nervo do dente está inflamado?
Além disso, outros sinais como sensibilidade nos dentes, dificuldade ao abrir a boca ou mastigar, dente escurecido, vermelhidão e inchaço nos gânglios do pescoço também indicam uma inflamação na polpa dentária.
Porque não fazer canal no dente?
As consequências de não tratar um canal quando indicado são desde dor recorrente no dente até a evolução para abscessos, edema, cistos intra-ósseos, reabsorção óssea, e comprometimento de outros órgãos do corpo. É muito grave algumas infecções que podem ocorrer em outras partes do corpo.
O que pode afetar a polpa do dente?
Quedas, pancadas e traumatismos que afetam a polpa dental, como a mastigação incorreta, também podem provocar o surgimento de um quadro de pulpite, mesmo que esse quadro não implique em uma fratura no dente.
Como é o processo inflamatório pulpar?
Em virtude de a polpa dental estar circundada por paredes dentinárias rígidas, quando ocorrem a inflamação pulpar e, consequentemente, o aumento de volume desse tecido, há a compressão de fibras nervosas, gerando dor.
Como a polpa se localiza no interior do dente?
Dado que a polpa se localiza no interior do dente, não tem espaço para aumentar de volume quando inflama, aumentando assim a pressão dentro do dente.
Por que a inflamação do dente pode acabar bem?
Existem muitos outros fatores que causam inflamação dos dentes ou tecidos orais. Portanto, quando sentimos dor é um sinal que o organismo nos dá de que algo pode não estar certo. Então quando isso ocorrer com seu dente procure seu dentista de confiança e nada de medicação ou soluções caseiras pois isso pode não acabar bem.
Quais as causas da pulpite dentária?
Pulpite - causas. De entre as causas mais frequentes desta afeção benigna da polpa dentária, a cárie dentária destaca-se das demais. Na cárie ocorre uma destruição dos tecidos duros, ficando o dente cariado em consequência da atuação de determinadas bactérias presentes na boca. É, efetivamente, uma doença ou processo patológico ...
Qual a parte mais interna do dente?
A polpa (parte mais interna do dente) é onde estão os vasos sanguíneos e os nervos, todos responsáveis pela vitalidade do dente. Somente um dentista pode indicar o que fazer após a infecção ser identificada, os tratamentos dependem da profundidade e extensão da lesão e podem variar entre um canal e até a extração do dente.