Quando optar pelo saque aniversário e for demitido?

Índice

Quando optar pelo saque aniversário e for demitido?

Quando optar pelo saque aniversário e for demitido?

A adesão ao saque-aniversário não é obrigatória. Apenas o trabalhador que desejar participar da sistemática do saque-aniversário deve fazer a opção. Se o trabalhador não fizer nada, continua nas regras atuais que permitem o saque integral do fundo em caso de demissão.

Quem opta pelo saque aniversário tem direito ao saque rescisão?

Os trabalhadores que optam pela modalidade de saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não perdem o direito ao acesso à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em caso de desligamento sem justa causa.

Quando posso voltar para o saque-rescisão?

O trabalhador que fez a migração para o saque-aniversário do FGTS pode voltar à modalidade do saque-rescisão a qualquer momento. No entanto, essa alteração só será realizada dois anos depois da solicitação.

Quanto tempo demora para cair o saque aniversário na conta?

Vale ressaltar que, segundo a caixa econômica, o valor será depositado para a outra conta em até 5 dias úteis.

Quando o saque aniversário não cai na conta 2021?

Quando o saque-aniversário não cair na sua conta, é necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal. Segundo o banco isso pode ocorrer por dois motivos. O primeiro deles corresponde à desatualização cadastral do trabalhador.

Como cancelar o saque aniversário do FGTS?

Veja como cancelar a opção pelo saque aniversário o FGTS. Saque aniversário é alternativa ao saque rescisão e impede que trabalhador demitido retire o fundo. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Como desistir do saque aniversário?

É possível desistir a qualquer tempo de fazer o saque aniversário, mas a partir do momento em que o trabalhador tiver optado pelo saque aniversário e depois desistir dele, terá de esperar dois anos para voltar a ter direito ao saque integral do fundo em caso de demissão sem justa causa.

Quando é possível retirar o saldo do FGTS?

Por meio da modalidade, o trabalhador pode retirar parte do saldo da conta do FGTS anualmente acrescido de uma parcela adicional, próximo ao mês do seu aniversário. Para ter direito, é necessário requerer a nova sistemática. O pagamento dos valores vai começar entre os meses de abril e junho. Os primeiros contemplados serão os nascidos em janeiro.

Como retornar ao saque-aniversário?

Caso o trabalhador tenha se arrependido da adesão do saque-aniversário, poderá retornar ao saque-rescisão somente após dois anos da data de mudança. Assim, ainda terá direito aos valores depositados na conta de FGTS a partir do fim do período de carência da migração.

Postagens relacionadas: