Quais são os medicamentos que induzem o aumento gengival em resposta ao biofilme?

Índice

Quais são os medicamentos que induzem o aumento gengival em resposta ao biofilme?

Quais são os medicamentos que induzem o aumento gengival em resposta ao biofilme?

Resumo- A hiperplasia gengival medicamentosa é uma condição em que a gengiva apresenta um aumento de volume, devido ao uso frequente de determinados fármacos, sendo eles representados por três grupos: os antiepilépticos (fenitoína), os bloqueadores de canais de cálcio (nifedipina) e os imunossupressores (ciclosporina).

Quais medicamentos causam hiperplasia gengival?

Fármacos que particularmente causam hiperplasia gengival incluem:

  • Fenitoína.
  • Ciclosporina.
  • Nifedipina e outros bloqueadores do canal de cálcio.

O que causa hipertrofia gengival?

Quais são as causas da hipertrofia gengival? Existem várias causas para o aumento do volume gengival: Aumento inflamatório, que se deve à placa bacteriana que, por sua vez, é o resultado de má higiene bucal. Aumento gengival induzido por medicações, que pode ser agravado pelo acúmulo de placas bacterianas.

O que é aumento gengival?

A hiperplasia gengival é uma condição que diz respeito ao crescimento excessivo da sua gengiva. Enquanto algumas pessoas possuem pouca gengiva para cobrir seus dentes, outras, com essa condição, têm um muito mais tecido gengival.

É um medicamento de uso sistêmico que pode levar a alterações dos tecidos periodontais?

A literatura tem evidenciado que as principais drogas para uso sistêmico na terapia periodontal incluem a amoxicilina, tetraciclina, minociclina, doxiciclina, clindamicina, azitromicina e metronidazol.

Quais as classes de medicamentos com exemplos que podem causar alterações gengivais?

A hiperplasia gengival associada ao uso de medicamentos é um efeito adverso de tratamento medicamentoso sistêmico causado por três classes de drogas, anticonvulsivantes, imunossupressores e bloqueadores de canais de cálcio.

Qual anticonvulsivante causa hiperplasia gengival?

Conclui-se que dentre os anticonvulsivantes utilizados, a fenitoína é a droga com maior incidência de hiperplasia gengival associada ao seu uso, variando a sua ocorrência entre 34,5% e 61,1% dos pacientes que fazem uso.

Como tratar da hiperplasia na gengiva?

O tratamento da hiperplasia gengival medicamentosa é feito através de higiene oral, suspensão do medicamento e cirurgia, dependendo do caso. Uma boa higiene oral não diminui o crescimento da gengiva, mas pode controlar a inflamação e diminuir a dor e o sangramento.

Como evitar a hiperplasia gengival?

Com boa empunhadura e cabeça pequena, as escovas TePe são perfeitas para prevenir ou cuidar de bocas com hiperplasia gengival. Após a escovação deve sempre ser realizada a limpeza interdental, com o Mini Flosser da TePe essa função fica cada vez mais fácil.

O que causa o crescimento da gengiva?

A hiperplasia gengival é um aumento de volume da gengiva devido a alguns fatores como problemas hormonais, uso de alguns medicamentos, problemas genéticos ou a má higiene bucal.

Qual a importância da ciclosporina na transplantação?

A Ciclosporina na forma de microemulsão possui absorção menos variável e mais previsível, simplificando a monitorizacção da terapêutica e o ajuste da dose. Este factor é de grande importância na transplantação, pois uma imunodepressão insuficiente pode levar à rejeição, enquanto que uma dose em excesso poderá aumentar os efeitos tóxicos.

Por que a ciclosporina é indicada?

Ciclosporina está também indicada nas seguintes situações: Uveíte endógena . Uveíte activa intermédia ou posterior, ameaçadora da visão, de etiologia não infecciosa, onde aterapêutica convencional não teve efeito ou causou efeitos secundários inaceitáveis. Uveíte de Behcet com crises inflamatórias repetidas envolvendo a retina.

Quais medicamentos podem causar hiperplasia gengival?

Dentre as medicações que podem causar hiperplasia gengival estão o anticonvulsivante fenitoína, o imunossupressor ciclosporina e o bloqueador dos canais de cálcio nifedipina. O tratamento da hiperplasia gengival medicamentosa é feito através de higiene oral, suspensão do medicamento e cirurgia, dependendo do caso.

Posso alterar a composição da placa bacteriana na gengiva?

Alguns medicamentos podem alterar a composição da placa bacteriana, o metabolismo dos tecidos periodontais e a secreção de saliva, provocando uma resposta inflamatória e imunológica no indivíduo que leva à hiperplasia gengival.

Postagens relacionadas: