O que é ciclofosfamida e para que serve?
Índice
- O que é ciclofosfamida e para que serve?
- Qual o melhor horário para tomar ciclofosfamida?
- Quanto tempo a ciclofosfamida faz efeito?
- Qual a função do medicamento ciclofosfamida?
- Qual é o mecanismo de ação da ciclofosfamida?
- Quais os efeitos colaterais de ciclofosfamida?
- Como administrar citarabina?
- Quanto tempo dura o efeito da quimioterapia no corpo?
- Qual é o mecanismo de ação do paclitaxel?
- Qual a classe da ciclofosfamida?
- Quais são as indicações da ciclofosfamida?
- Quais são os cuidados de enfermagem com ciclofosfamida?
- Qual o efeito da ciclofosfamida no tratamento de doenças reumatológicas?
O que é ciclofosfamida e para que serve?
A ciclofosfamida (CFM) é um agente alquilante vastamente usado para o tratamento de neoplasias malignas e pode ser usado no tratamento de diversas doenças reumatológicas.
Qual o melhor horário para tomar ciclofosfamida?
Portanto, a ciclofosfamida deve ser administrada no período da manhã, e quantidades adequadas de líquidos devem ser ingeridos antes, durante e imediatamente após a administração. Os pacientes devem ter o cuidado de esvaziar a bexiga em intervalos regulares.
Quanto tempo a ciclofosfamida faz efeito?
É importante que o enfermeiro saiba que a ciclofosfamida não possui ação vesicante durante a sua administração, o período Nadir ocorre de sete a 14 dias após a administração do quimioterápico e a recuperação medular se estabelece entre 18 e 25 dias após a administração.
Qual a função do medicamento ciclofosfamida?
A ciclofosfamida pode ser usada para tratamento de linfoma não-Hodgkin, em monoterapia ou em combinação com outros agentes terapêuticos, dependendo do tipo histológico e a fase da doença, e como terapia de segunda linha em doença resistente em combinação com transplante autólogo de célula tronco.
Qual é o mecanismo de ação da ciclofosfamida?
Ciclofosfamida. Mecanismo de Ação: Reage irreversivelmente com vários nucleófilos e não necessariamente com aqueles que são parte das células tumorais. Interfere com a função normal do DNA pela alquilação e ligação cruzada das fitas de DNA, e pela possível modificação das proteínas.
Quais os efeitos colaterais de ciclofosfamida?
Durante o tratamento com Ciclofosfamida podem ocorrer reações desagradáveis, tais como: mielossupressão, imunossupressão e infecções, toxicidade urinária e renal, cardiotoxicidade (doenças cardíacas) toxicidade pulmonar, malignidades secundárias, doença hepática veno oclusiva, genotoxicidade, efeitos na fertilidade, ...
Como administrar citarabina?
Citarabina pode ser administrado por infusão ou injeção intravenosa, por via subcutânea ou intratecal. Em alguns pacientes ocorreu tromboflebite no local da injeção ou da infusão; raramente relatou-se dor e inflamação nos locais da injeção subcutânea. Na maioria dos casos, entretanto, a medicação foi bem tolerada.
Quanto tempo dura o efeito da quimioterapia no corpo?
Geralmente, os medicamentos chamados de citotóxicos, que são os que atacam células que se proliferam rapidamente (bastante utilizados no tratamento do câncer), possuem um tempo de duração dos efeitos entre horas e poucos dias. Já no caso dos anticorpos, este tempo é mais longo, variando de muitos dias a meses.
Qual é o mecanismo de ação do paclitaxel?
Seu mecanismo de ação envolve a estabilização dos microtúbulos de actina, estruturas importantes para a movimentação dos cromossomos e das organelas celulares na divisão celular. Expostas ao paclitaxel, as células tumorais perdem a sua capacidade de se dividir de maneira ordenada e morrem.
Qual a classe da ciclofosfamida?
50-18-0 Ciclofosfamida/Número CAS
Quais são as indicações da ciclofosfamida?
Indicações da Ciclofosfamida. A Ciclofosfamida é indicada no tratamento de alguns tipos de câncer, como: linfomas malignos, mieloma múltiplo, leucemias, câncer de mama, câncer de pulmão, câncer de testículo, câncer de próstata, câncer de ovário e câncer de bexiga.
Quais são os cuidados de enfermagem com ciclofosfamida?
Ciclofosfamida: cuidados em enfermagem. Os principais cuidados de enfermagem ao paciente com doença oncológica que faz uso de ciclofosfamida são: Avaliar e monitorar os resultados dos exames laboratoriais (níveis séricos de eletrólitos, plaquetas, leucócitos, hematócrito, hemoglobina, etc.).
Qual o efeito da ciclofosfamida no tratamento de doenças reumatológicas?
A ciclofosfamida (CFM) é um agente alquilante vastamente usado para o tratamento de neoplasias malignas e pode ser usado no tratamento de diversas doenças reumatológicas. O erro de administração de medicamentos pode levar à diminuição da eficácia ou ao aumento da toxicidade medicamentosa.