Como desentupir dreno de cirurgia?
Índice
- Como desentupir dreno de cirurgia?
- O que é um dreno de Suctor?
- Como esvaziar o dreno em casa?
- Quais os drenos fechados?
- Quais tipos de drenos e seus cuidados?
- Como fazer a limpeza de um dreno?
- Quais são os tipos de drenos?
- Quais tipos de drenos mais utilizados e suas indicações?
- Por que é necessário esvaziar o dreno?
- Como manter o dreno limpo e seco?
- Como realizar a drenagem após a cirurgia?
- Quais as consequências do dreno?
Como desentupir dreno de cirurgia?
O procedimento para desobstrução de um dreno de aspiração consiste na realização imediata de uma massagem na extensão do dreno. A obtenção de êxito na desobstrução depende de alguns fatores como: tempo que este dreno está obstruído, se estava fechado o clamp, ou da coagulação da drenagem.
O que é um dreno de Suctor?
Definição: O Dreno de Sucção é uma bolsa sanfonada feita para retirar a secreção produzida após a cirurgia. Cuidados: Mantenha o reservatório sanfonado sempre abaixo do local onde o dreno está inserido.
Como esvaziar o dreno em casa?
Para esvaziar o dreno de sucção siga rigorosamente os seguintes passos:
- Lave as mãos;
- Clampeie o dreno;
- Retire cuidadosamente a tampinha para evitar contaminação da mesma;
- Despreze o débito do dreno.
Quais os drenos fechados?
O Dreno de Sucção de Sistema Fechado, ou conhecido popularmente como Dreno de Portovac, é um sistema de drenagem fechado que utiliza de uma leve sucção (vácuo), apresentando um aspecto de sanfona.
Quais tipos de drenos e seus cuidados?
Drenos e os cuidados de Enfermagem
- Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
- Dreno de Sucção (Portovac) ...
- Dreno de Abramsom. ...
- Dreno de Kerr. ...
- Dreno JP (Jackson Pratt) ...
- Dreno Blake.
Como fazer a limpeza de um dreno?
Assim, caso o dreno esteja no tórax ou abdômen, por exemplo, pode-se tomar banho da cintura para baixo e depois passar uma esponja na região de cima para limpar a pele.
Quais são os tipos de drenos?
Drenos
- Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
- Dreno de Sucção (Portovac) ...
- Dreno de Abramsom. ...
- Dreno de Kerr.
Quais tipos de drenos mais utilizados e suas indicações?
Os tipos mais comuns de drenos são: dreno torácico selo d`água sendo sistema fechado de dreno, indicado na presença de colapso pulmonar, Portovac sistema de drenagem fechado, estilo sanfona que utiliza uma leve sucção (vácuo) utilizado para cirurgias que esperam um sangramento pós-operatório ( secreção sanguinolenta), ...
Por que é necessário esvaziar o dreno?
Ao esvaziar o dreno, o coletor expandirá, já que a tampa de plástico – que mantém o sistema fechado – será removida. Prepare-se para realizar algumas tarefas após a cirurgia. O cirurgião ou a equipe médica explicará o que o paciente terá que fazer para cuidar do local da incisão.
Como manter o dreno limpo e seco?
»Manter o local de inserção do dreno sempre limpo e seco; »Observar sinais de vermelhidão; »Observar coloração e aspecto da secreção, em caso de presença de coloração avermelhada ou amarelada, sinalizar a equipe; »Não fechar a saída do dreno; »Conferir sempre após a manipulação se não esqueceu de abrir a saída do dreno;
Como realizar a drenagem após a cirurgia?
Após a cirurgia, pode haver a necessidade de realizar uma drenagem no local da cirurgia para retirar fluidos e evitar a formação de coágulos e abcessos. Poder monitorar a drenagem permite que o indivíduo também fique de olho em qualquer complicação após a cirurgia.
Quais as consequências do dreno?
»Perda do dreno (quando a abertura que deve ficar dentro da pele acaba saindo a ponto de poder ver por fora); »Entrada de bactérias e possibilidade de infeção relacionada ao dreno; »Possibilidade de dor local.