Como tirar conselheiro do condomínio?

Índice

Como tirar conselheiro do condomínio?

Como tirar conselheiro do condomínio?

Assim os conselheiros só poderão ser destituídos em assembleia geral especialmente convocada, que preencha o votação prevista na Convenção, em caso de silêncio desta, em primeira convocação por maioria de votos dos condôminos presentes que representem pelo menos metade das frações ideais (art.

Como destituir o conselho fiscal?

Conselho fiscal é um cargo eletivo cuja destituição não está prevista na lei. Mas eu entendo que como a assembleia o elegeu, uma outra assembleia especificamente convocada pode votar pela destituição, desde que, é evidente, existam fraudes ou omissões.

Quem pode ser conselheiro do condomínio?

1356 do Código Civil o conselho fiscal do condomínio deve ser composto por três membros, definidos em assembleia pelo prazo de, no máximo, 2 anos. Pode fazer parte do conselho fiscal do condomínio todo morador, tanto proprietário quanto inquilino.

O que faz o conselheiro de condomínio?

O conselho fiscal, formado por condôminos, é órgão complementar do condomínio e jamais deve ser entendido como uma função secundária ou burocrática. Cabe a esse importante grupo, com integrantes eleitos em assembleia geral, analisar as contas e emitir parecer recomendando ou não a sua aprovação.

Como fazer uma carta de renúncia de subsíndico?

Quando um subsíndico deseja se renunciar do cargo, ele deve fazer por escrito a sua renúncia, para formalizar o pedido. Quando o mesmo realizar a renúncia em assembleia, não é necessário formalizar por escrito, sendo anotado na própria ata da assembleia.

Como sair do cargo de síndico?

Carta informando a renúncia O síndico deve redigir uma carta simples dirigida à administradora ou conselho do condomínio. O texto deve informar sua decisão de renúncia e solicitar que seja convocada uma assembleia geral extraordinária para a eleição de novo síndico.

O que faz o conselho fiscal do condomínio?

As responsabilidades do conselho fiscal são variadas, entre elas, analisar documentos e relatórios contábeis, identificar eventuais problemas financeiros, verificar os investimentos feitos para os condomínios, formular pareceres para aprovar ou reprovar finanças.

Quem pode ser Conselheiro?

- Ter reconhecida idoneidade moral; - Ter idade superior a 21 anos; - Residir no município. O processo de escolha deverá ser conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - que deve ser criado e estar funcionando antes do(s) Conselho(s) Tutelar(es).

Quem não pode fazer parte do conselho fiscal de uma empresa?

Não podem fazer parte do conselho fiscal, além dos inelegíveis enumerados no § 1º do art. 1.011, do CC, os membros dos demais órgãos da sociedade ou de outra por ela controlada, os empregados de quaisquer delas ou dos respectivos administradores, o cônjuge ou parente destes até o terceiro grau.

Quem é o conselheiro do condominio?

O conselheiro, como o próprio nome já sugere, é a pessoa que auxilia o síndico na gestão do Condomínio, opinando na tomada das decisões mais importantes, bem como, emitindo pareceres sobre às contas e despesas realizadas pelo síndico, exercendo o papel de fiscalizador dos condôminos.

Quem deve prestar contas à Assembleia Geral de condomínio?

O síndico só está obrigado a prestar contas à assembleia geral de condomínio. (...) As contas deverão ser examinadas mensalmente pelo conselho consultivo ou fiscal e, ao fim do exercício, sujeitas a exame da assembleia geral ordinária, antes de deliberar a respeito do orçamento de despesas para o próximo ano. (...)

Será que os condôminos vão fazer uma assembleia?

Se os Condôminos acharem que devam fazer uma Assembleia para explicarem as razões com fundamentos e não apenas com palavras, se apresentem e falem.

Por que o síndico pode destituir o conselheiro?

Tanto o síndico quanto os conselheiros respondem pelos atos praticados, individualmente, perante a Assembleia que poderá destituir o conselheiro que estiver dificultando os trabalhos do síndico ou prejudicando os interesses do Condomínio.

Postagens relacionadas: