Qual é a origem da cultura de cebola?
Índice
- Qual é a origem da cultura de cebola?
- Como a cebola chegou ao Brasil?
- Como é formado um bulbo de cebola?
- O que é o bulbo da cebola?
- Onde vive a cebola?
- Que grupo alimentar pertence a cebola?
- Que tipo de vegetal e a cebola?
- Qual a parte comestível da cebola?
- Qual a origem da Cebola?
- Qual a importância do cultivo da Cebola no Brasil?
- Como acompanhar o plantio de cebola?
- Qual a origem da Cebola na Ásia Central?
Qual é a origem da cultura de cebola?
A cebola (Allium cepa) é uma hortaliça de grande consumo em todo o mundo. A mesma é originária da Ásia Central, tendo sido cultiva na Índia e na China desde tempos remotos e levada para a Pérsia, onde se propagou por toda a África e Europa. A cebola foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses.
Como a cebola chegou ao Brasil?
O início do cultivo de cebola no Brasil ocorreu com a colonização portuguesa e expandiu-se após a chegada de imigrantes açorianos que colonizaram a região de Rio Grande, no Rio Grande do Sul e Itajaí, em Santa Catarina, durante o século XVIII e início do século XIX.
Como é formado um bulbo de cebola?
As bainhas das folhas exteriores (mais velhas) são coriáceas e brilhantes e formam as escamas ou cascas da cebola. Atuam como protetoras das bainhas das folhas mais internas e dos primórdios foliares que se sobrepõe e acumulam substâncias de reserva na base, formando o bulbo (Figura 1).
O que é o bulbo da cebola?
São exemplos de bulbo a cebola - composta de uma pequena parte mais dura em sua base, que corresponde ao caule (observe a imagem acima), e uma parte maior branca, formada pela sobreposição de estruturas foliares - e o alho - constituído de muitos bulbilhos, cada um com a mesma estrutura básica do bulbo.
Onde vive a cebola?
A cebola chegou ao continente europeu, de onde foi trazida para as Américas pelos primeiros colonizadores. No Brasil, era cultivada, inicialmente, apenas nos estados da Região Sul, mas, aos poucos, foi se expandindo e atualmente é cultivada desde o Nordeste até o extremo sul do país.
Que grupo alimentar pertence a cebola?
Legumes, verduras e vegetais são fontes de vitaminas e minerais importantes. Outro grupo alimentar que merece destaque e que deve ser consumido em grandes quantidades é o de legumes e verduras - batata, cenoura, cebola, berinjela, beterraba, brócolis, alface, aipo, agrião, alho-poró e por aí vai.
Que tipo de vegetal e a cebola?
Também conhecidos popularmente como legumes, a batata-inglesa, o alho, a cebola e o inhame são classificados pelos botânicos como caules.
Qual a parte comestível da cebola?
Assim, os caules comestíveis mais famosos são os subterrâneos. Nessa categoria temos a cebola (bulbo), a batata-inglesa (tubérculo) e o gengibre (rizoma). Entretanto, não é só nessa categoria que podemos encontrar opções comestíveis. Alguns caules aéreos também podem ser ingeridos.
Qual a origem da Cebola?
Cebola. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Para outros significados, veja Cebola (desambiguação). Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa. Em sistemas taxonómicos mais antigos, pertencia à família das Liliáceas e subfamília das alioídeas - taxonomistas mais recentes incluem-na na família das Amaryllidaceae.
Qual a importância do cultivo da Cebola no Brasil?
O cultivo da cebola (Allium cepa L.) no Brasil tem importância socioeconômica, uma vez que cultivada por pequenos agricultores a necessidade de mão-de-obra é grande, gerando emprego e renda. Já na agricultura empresarial, a cebola tem importância significativa na geração de empregos de forma direta e
Como acompanhar o plantio de cebola?
Plantios de cebola são atacados principalmente por sapeco e tripés. Indico acompanhar o plantio sempre eliminando as possibilidades de infestação.
Qual a origem da Cebola na Ásia Central?
Com origem provável na Ásia Central, a cebola é um alimento ancestral cultivado há milhares de anos. Sabemos que a cebola é muito utilizada na nossa culinária e também é assim no mundo todo: trata-se de um alimento apreciado e cultivado em todos os continentes devido às suas propriedades nutritivas, anticoagulante e cicatrizante.