Qual significado e importância da detecção da proteína de Bence Jones em urina de indivíduos?

Índice

Qual significado e importância da detecção da proteína de Bence Jones em urina de indivíduos?

Qual significado e importância da detecção da proteína de Bence Jones em urina de indivíduos?

Ouça em voz altaPausarOs exames de detecção da proteinúria de Bence Jones são indicados quando há suspeita do paciente apresentar doenças plasmocitárias, como o mieloma múltiplo. As principais técnicas de exame seriam: a eletroforese e/ou imunofixação de proteínas na urina de 24h, e o teste de calor.

Para que serve o exame de proteína de Bence Jones?

Ouça em voz altaPausar- O exame é útil no diagnóstico de síndromes mielomatosas. As proteínas de Bence Jones são encontradas em cerca de dois terços das síndromes de gamopatias monoclonais, a exemplo de mieloma múltiplo, macroglobulinemia de Waldenstrom e linfomas, e também nas formas AL de amiloidose.

Como é realizado a proteína de Bence Jones?

Ouça em voz altaPausarO que é a proteína de Bence Jones (BJ)? Após o aquecimento do tubo em banho maria por 5 minutos, o material é submetido a uma filtragem ainda quente. Caso seja observada alguma turbidez e/ou precipitado durante o resfriamento, a amostra é novamente reaquecida em banho maria.

O que é o Bence Jones?

Ouça em voz altaPausarA proteína de Bence Jones é uma imunoglobulina, composta por dímero de cadeias leves (kappa ou lambda) de baixo peso molecular, sintetizada por plasmócitos, com uma clássica característica de solubilidade (coagulação entre 40ºC-60ºC e solubilização a 100ºC).

Para que serve o exame de proteínas totais?

Ouça em voz altaPausarNo exame de proteínas totais e frações são medidas as quantidades de proteínas presentes na circulação sanguínea do indivíduo, permitindo mensurar os valores de componentes como albumina e globulina, além dos valores totais de proteína.

Como interpretar o exame de eletroforese de proteínas?

Ouça em voz altaPausarO resultado do exame de eletroforese de proteínas deve ser interpretado pelo médico, que avalia o valor absoluto e relativo das proteínas, além do gráfico que é liberado no laudo.

Postagens relacionadas: