O que é uma anemia hemolítica?

Índice

O que é uma anemia hemolítica?

O que é uma anemia hemolítica?

A anemia hemolítica é uma condição autoimune na qual os anticorpos do organismo destroem os glóbulos vermelhos. A anemia hemolítica autoimune (AHAI) é uma doença que se caracteriza pela destruição de glóbulos vermelhos causada pelos próprios anticorpos do organismo, os chamados “autoanticorpos”.

Como acontece a anemia hemolítica?

A anemia acontece quando a produção da medula óssea não consegue mais compensar a diminuição da sobrevida dos eritrócitos; essa doença é chamada de anemia hemolítica. Se a medula puder compensar, a condição passa a ser chamada anemia hemolítica compensada.

Quais são as anemias hemolíticas?

As anemias hemolíticas são definidas como um grupo de anemias cuja característica principal é a diminuição da sobrevida eritrocitária.

Quais exames laboratoriais para anemia hemolítica?

Para confirmar a anemia hemolítica (AH), é necessário olhar vários exames laboratoriais, preferencialmente em conjunto.

  • Hemograma. ...
  • Contagem de reticulócitos. ...
  • Desidrogenase lática (DHL ou LDH) ...
  • Bilirrubinas. ...
  • Haptoglobina. ...
  • Eletroforese de hemoglobinas. ...
  • Teste da antiglobulina direto (TAD)

Qual o tratamento para anemia hemolítica?

A anemia hemolítica autoimune nem sempre tem cura, no entanto, possui tratamento que é feito principalmente com o uso de medicamentos para regularizar o sistema imune, como corticoides e imunossupressores.

Quais são as anemias hereditárias?

Anemias hereditárias são aquelas passadas pelos pais. Geralmente estão relacionadas a uma alteração que compromete as funções das hemácias e a produção de hemoglobina. A talassemia e a anemia falciforme são os tipos mais comuns de anemias hereditárias e precisam de acompanhamento especial.

Como ocorre a anemia por deficiência de membrana?

Ocorre quando há destruição precoce das hemácias mediada por auto-anticorpos fixados a antígenos da membrana eritrocitária que determina uma série de reações em cascata terminando na lise dessas células (hemólise intravascular), além de fagocitose pelo sistema macrofagocítico (hemólise extravascular).

¿Qué es el diagnóstico de anemia hemolítica?

Diagnóstico de la anemia hemolítica. El diagnóstico de la anemia hemolítica a menudo comienza con una revisión de la historia clínica y los síntomas. Durante el examen físico, el médico verificará si la piel está pálida o amarillenta.

¿Cómo evitar las anemias hemolíticas?

Anemias hemolíticas. El manejo de las anemias hemolíticas incluye evitar medicamentos sospechosos, tratar infecciones y tomar medicamentos que inhiban tu sistema inmunitario, que podría estar atacando tus glóbulos rojos. Dependiendo de la causa o de tu anemia hemolítica, es posible que te refieran a un especialista en corazón o vascular.

¿Cómo detectar anemias hemolíticas en la época de crecimiento?

Algunas anemias hemolíticas no tratadas pueden ocasionar en la época de crecimiento: ¿Cómo se puede detectar? Para el diagnóstico se debe realizar un análisis de sangre en el que se debe apreciar en primer lugar la anemia con la hemoglobina por debajo de lo normal.

¿Cuál es el origen de la anemia hemolítica?

También puede provenir de la destrucción de glóbulos rojos debido a: La anemia hemolítica intrínseca se desarrolla cuando los glóbulos rojos producidos por el cuerpo no funcionan correctamente.

Postagens relacionadas: