Como determinar a lei de formação de uma função do primeiro grau?
Índice
- Como determinar a lei de formação de uma função do primeiro grau?
- O que é função de primeiro grau?
- Como é o gráfico de uma função de primeiro grau?
- Qual a determinação da função do 1o grau?
- Quais são os valores de X e y de uma função de 2° grau?
- Quais são as coordenadas de uma função de 1° grau?
- Como calcular a raiz de uma função 1o grau?
Como determinar a lei de formação de uma função do primeiro grau?
Toda função é definida por uma lei de formação, no caso de uma função do 1º grau a lei de formação será a seguinte: y = ax + b, onde a e b são números reais e a ≠ 0. Esse tipo de função deve ser dos Reais para os Reais.
O que é função de primeiro grau?
A função de primeiro grau ou função afim é uma norma matemática que relaciona as variáveis de uma equação, ou seja, a dependência de um elemento em relação ao outro. Por isso, a função de primeiro grau é utilizada para definir a relação entre as variáveis x e y. Isso porque para cada valor dado a x, determinará o de y.
Como é o gráfico de uma função de primeiro grau?
O gráfico de uma função do 1º grau é uma reta podendo ser crescente ou decrescente. Construa uma tabela com duas colunas, na primeira coloque valores de x (domínio) e na segunda os valores de f(x) (imagem da função).
Qual a determinação da função do 1o grau?
DETERMINAÇÃO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU CONHECENDO-SE SEUS VALORES EM DOIS PONTOS DISTINTOS É fato que quando se conhece uma função do 1º grau, dois pontos são suficientes para determinar a sua forma gráfica. Então por que o contrário não poderia ser verdadeiro?
Quais são os valores de X e y de uma função de 2° grau?
Inserindo os valores de x e y de cada ponto na forma geral da lei de formação de uma função de 1° grau temos: Para a coordenada (0;3): 3 = a.0 + b que -e igual a b=3, pois a.0=0. Já temos o valor de b, então para achar o valor de a basta substituir o valor de b na segunda equação e isolar a. a = -3/5. Encontramos os valores de a=-3/5 e b=3.
Quais são as coordenadas de uma função de 1° grau?
Temos dois pontos bem distintos no gráfico e suas coordenadas são (x=0; y=3) e (x=5; y=0) ou simplesmente (0;3) e (5;0). Inserindo os valores de x e y de cada ponto na forma geral da lei de formação de uma função de 1° grau temos: Para a coordenada (0;3): 3 = a.0 + b que -e igual a b=3, pois a.0=0.
Como calcular a raiz de uma função 1o grau?
Portanto, para calcularmos a raiz de uma função do 1º grau, basta utilizar a expressão x = x = –b/a.